Da Agência Bancária ao Open Banking........

Da Agência Bancária ao Open Banking........

Você deve estar se questionando qual é a relação da Agência Bancária com o Open Banking, por favor, leia até o final você perceberá que existe relação.

No início da minha carreira tive a oportunidade de participar (ainda dentro do período da reserva de mercado de informática) de um importante movimento denominado AUTOMAÇÃO BANCÁRIA, era o movimento liderado pela indústria nacional de computadores (DIGIREDE, EDISA, SID e PROCOMP) que objetivava automatizar o atendimento das agências, substituindo os terminais de caixa eletromecânicos por computadores ligados em rede na agência e formando assim a rede das agências.

Neste período surgiram os ATMs, Cash Dispenser, Cheque Dispenser, Terminais de Gerentes e o famoso Cartão de Débito, sim foi neste momento que ele foi inserido em nossas vidas.

Todo este movimento tinha como objetivo, melhorar os serviços e aumentar a captação de clientes nas agencias, sendo neste momento a primeira vez na história que um cliente poderia realizar transações em agencias diferentes daquela que ele tinha a sua conta.

Era muito importante naquele cenário, a instituição financeira possuir “AGENCIAS AUTOMATIZADAS” era a forma mais eficiente de se captar clientes.

As instituições com os melhores Sistemas de Agências Automatizadas, captavam mais clientes.

Hoje o cenário se repete, com a iniciativa do Open Banking e através do compartilhamento autorizado do conteúdo pelo seu titular, estaremos abertos para um novo ambiente de captação e realização de negócios, os mesmos negócios que realizávamos nas antigas agencias.

Muito tem se falado sobre o Open Banking, diversos fornecedores, advogados e consultores tem se empenhado em divulgar seus conhecimentos, a cultura, possibilidades de negócios seus serviços e soluções.

Mas essencialmente o que o Open Banking irá proporcionar é um novo território para realizações de negócios, um campo de disputa eletrônica por cliente.

Assim como a Automação Bancária estruturada e bem planejada fez a diferença para os bancos que embarcaram no nascedouro da tecnologia. O Open Banking também irá diferenciar as instituições que melhor se prepararem para comercializar seus produtos e serviços neste ambiente.

Com características de um Market Place, tudo indica que a curto prazo o cliente de produtos e serviços bancários irá buscar preferencialmente no Open Banking o único local para realização dos seus negócios.

Tive a oportunidade de visitar antes da pandemia alguns cases de negócios na Inglaterra e a minha suspeita é que:

O Open Banking no Brasil será um grande palco de negócios.

O melhor é se preparar para conquistar e reter clientes de uma maneira automática e eletrônica, caso sua instituição não esteja preparada, o volume transacional poderá surpreender e causar estragos na sua estratégia.

Aproveitem ainda este período intermediário existente para revisar o seu plano de negócios, estratégias de produtos e sua forma comercialização.

  • Open Banking não é coisa de NERD de TI.
  • Open Banking é um Palco de Negocios.

Abraços

OM

MARCELO MUCHIUTI

🔺Senior Advisor™ 🔎Riskminer consulting , social risk mídia, revenue assurance and customer experience + Security ID / Cyber Crimes.🔹Banks⎪Telcos⎪Retail⎪Loyalty⎪Payments.

3 a

Grande Orli, incrível a história evolutiva dos processos e desafios que fizeram parte de sua comprovada e solida experiência e vivência profissional e algumas até pessoais. Coragem para transformação é tudo meu estimado mestre. Isto explica o tamanho de seu know x sua jovialidade! ts 👏🏻👏🏻👏🏻 Parabéns grande Orli. Que Deus possa continuar lhe presenteando com tantas colheitas, provenientes de árduas semeaduras!! Um Forte abraço meu irmão, Muita Fé, e nunca perca esta incrível motivação e paixão pelo que faz🙏🏻👍🏻🙌🏻 Deus lhe abençoe sempre! Abcao ! Muchiuti

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos