Da mais profunda escuridão... surge a luz!
Estamos em plena estação da luz, tudo floresce e se enfeita, a vida desabrocha em abundância, o mundo se enche de cores e a alegria ressoa no ar.
Contrastando com este momento luminoso da natureza, o tema da escuridão tem surgido com frequência nas minhas leituras e nos meus atendimentos, deixando-me intrigada e alerta. Porque, em um momento ensolarado, a Deusa Escura demanda atenção?
Refletindo a respeito desta questão, a seguinte frase surgiu na minha mente >da mais profunda escuridão, surge a luz <, e finalmente compreendi.
É preciso conectarmos a luz e a escuridão, os lados luminosos e sombrios da vida, pois são dois aspectos de uma mesma totalidade. Precisamos transitar por ambos, para nos tornarmos inteiros e nos religar com o divino.
Em tempos difíceis, quando muitas pessoas passam por momentos de profunda transformação, em que a mídia nos mostra diariamente tantas situações desesperadoras, individuais e coletivas, ‘quando tudo parece se dissolver em pó’, nas palavras de uma cliente querida, exatamente nestes momentos é que mais precisamos ter fé.
Não a fé dogmática, institucionalizada, que prescreve como devemos conduzir nossa vida, nem uma confiança apenas nas nossas habilidades e conquistas, apesar de também precisarmos contar com elas. O que precisamos mesmo é ter fé na vida, uma confiança plena de que a vida é possível, de que milagres acontecem a cada momento e que estamos no caminho do aperfeiçoamento.
Quando nossa situação de vida parece imersa na mais profunda escuridão, quando nada do que somos capazes de pensar ou fazer parece dar resultados, quando nos encontramos em situações desesperadoras, estes são os momentos mais difíceis de sustentarmos nossa fé na vida. Mas também são os momentos em que mais precisamos dela.
E é nas profundezas da escuridão interior, no âmago do nosso ser, que podemos encontrar a luz da fé. Não importa se neste exato momento encontramos apenas a chama de uma vela, importante é que não deixemos ela se apagar. Estes são os momentos que revelam nosso verdadeiro ser, nossa verdadeira luz! Que certamente brilhará em circunstâncias mais favoráveis.
Também é tempo de nos lembrarmos das habilidades, realizações, sonhos, valores e outras qualidades que reunimos em nossa ‘sacola de poder’ ao longo da vida, pois estes são os recursos internos que sempre estarão ao nosso dispor, desde que os honremos e utilizemos para o bem comum. É por meio destes recursos que realizamos nossa magia, que deixamos nossa marca no mundo.
No período de minha vida em que mais conscientemente vivenciei esta profunda escuridão, o trabalho me proporcionava um espaço de lucidez em meio à dissolução. Até hoje sou grata por isto e talvez seja uma das razões pelas quais eu amo o trabalho que faço. Foi também o período em que adicionei alguns recursos poderosos à minha ‘sacola de poder’, que me são muito úteis até os dias de hoje.
Quais são os conteúdos da sua ‘sacola de poder’? Use-os para iluminar sua escuridão interna, se você estiver em um período difícil e/ou auxiliar outra pessoa a encontrar seu caminho pela escuridão.
Quando iluminamos nosso pedacinho do mundo, estamos diminuindo a escuridão coletiva e contribuindo para que a estação da luz se torne ainda mais luminosa.