Da Pressa ao Propósito: O Papel da IA na Cultura do Movimento Slow

Da Pressa ao Propósito: O Papel da IA na Cultura do Movimento Slow

A conexão entre a IA e o Movimento Slow pode parecer contraditória à primeira vista. Afinal, a tecnologia é frequentemente associada à aceleração de processos. No entanto, quando pensamos em processos de produção mais gentis, podemos nos deparar com alguns obstáculos que enfrentamos pelo modelo de trabalho atual.

Hoje, com o chamado Mundo Vuca - Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade) e Ambiguity (ambiguidade) - acabamos acumulando funções no trabalho. Consequentemente, os resultados não são sempre tão satisfatórios, nem para quem presta o serviço e nem para a empresa que está contratando esse serviço. É nesse momento que podemos trazer a IA para ser nosso melhor aliado.

Por exemplo: Quando elaboramos uma estratégia de marca, precisamos coletar dados e observar o comportamento do consumidor por um determinado período. É por isso que a estratégia leva tempo e paciência. Além da análise de dados, precisamos aguardar a coleta da amostra para obter aquelas informações. Aplicar as estratégias, testar e validar. Neste interim, é possível perceber o grande stress enfrentado pelo time de marketing por serem pressionados à entregar os resultados com mais rapidez. A IA não pode acelerar o processo de coleta, mas pode ajudar a analisar esses dados de forma mais rápida e nos ajudar a ser um "parceiro de pensamento", por assim dizer.

A mesma coisa acontece quando falamos sobre a elaboração de textos e conteúdos. Penso que qualquer profissional qualificado - que já conseguiu entender que a criação de texto/conteúdo não deve ser criada sozinha pela IA - sabe que é através de estratégias de comandos e prompts elaborados e claros, podemos obter maior eficiência nos conteúdos. Poder ter essa interação com a IA para pensar em conjunto nos ajuda a ter mais qualidade em nossa entrega e, consequentemente, ganhar mais qualidade de tempo em nosso dia a dia.


Veja: note que eu não disse aqui sobre como devemos ganhar mais tempo para fazer mais tarefas no trabalho ou acumular funções para poder entregar mais resultados. A IA, na essência de sua aplicação aqui, não é sobre realizar tarefas mais rapidamente, mas sobre permitir que a tecnologia se encarregue de nos guiar melhor em nosso processo criativo. Ela nos oferece a chance de delegar tarefas que nos sobrecarregam ou distraem, abrindo espaço para o que realmente importa: tempo livre.

Noto que existe uma certa resistência das pessoas em aceitarem a IA como uma realidade por acharem que essas soluções estão apenas atreladas a automatização do trabalho e a perda de oportunidade para muitos profissionais. Esse artigo não é sobre isso. Mas o convite hoje é olhar para como a IA pode estar genuinamente atrelada à processos que facilitam a entrega de melhores soluções para marcas, ao mesmo tempo que temos profissionais mais livres com seu tempo de qualidade e, consequentemente, trabalhando mais felizes.

Trabalhar com calma e com tempo, deixa as pessoas mais felizes. Pessoas felizes trabalham melhor. Trabalhar melhor, gera mais resultado. A conta fecha!

Por que ainda existem pessoas falando sobre os conteúdos não poderem ser feitos por IA? Por que ainda existem pessoas falando que os blogs não devem ser escritos com a ajuda do GPT? Veja bem, não defendo aqui a falta de criatividade, de repertório ou preguiça de profissionais. Até porque aqui, eu nem chamaria de preguiça, eu chamaria de ingenuidade mesmo. Qual o profissional qualificado ficaria satisfeito com um conteúdo feito 100% do copia e cola? Prefiro acreditar que eles são minoria.

Usamos a IA para interagir com um parceiro de trabalho virtual, expandir pensamentos e abrir possibilidades. Não para cortar caminhos.

A Brisa Comunicação oferece agora muitas soluções de marketing e comunicação muito legais de IA para empresas/marcas e pessoas. Meu trabalho aqui se consiste na elaboração de estratégias de marketing 360, branding, planejamento, técnicas de SEO, acompanhamento de marca e gerenciamento de projetos. Tanto para marcas empresariais quanto para marcas pessoais.

Você pode dar uma olhada nesse case aqui, enquanto ele não sobe para o blog do site.






Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Larissa Farias

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos