Da roça ao doutorado em ciência da computação -- parte 2
Fonte: http://bit.ly/2TFjD3q

Da roça ao doutorado em ciência da computação -- parte 2

Este artigo é uma continuação direta da parte 1 deste relato.

Aceite as mudanças na sua vida

Com a conclusão da graduação e a aprovação na seleção do mestrado, estava na hora de preparar a mudança para Recife. Um detalhes precisava ser considerado. Eu não tinha familiar, amigo ou mesmo conhecido em Recife. Essencialmente, eu deveria me mudar para uma capital em que conhecia nada nem ninguém. Hoje é fácil falar, mas naquele momento, eu tinha certeza de que queria cursar o mestrado no CIn, independente das incertezas sobre morar em Recife. Poucos dias após decidir que mudaria para Recife, recebi um e-mail do meu então futuro orientador, professor Divanilson Campelo, me informando que ele havia conseguido uma bolsa de pesquisa para financiar a execução do meu projeto. Essa foi a melhor notícia que eu poderia receber. Com essa bolsa, pude manter dedicação exclusiva a minha pesquisa no mestrado.

Chegando a Recife, gostei da cidade quase que imediatamente, mas a nossa relação não foi harmoniosa no início. Nas primeiras semanas em Recife, eu me perdi várias vezes. Em uma ocasião, precisei pegar seis ônibus para retornar para casa, sendo que dois eram suficientes. Nos primeiros seis meses, precisei dividir um quarto com três colegas, acomodados em dois beliches. Tive sorte, pois os três são ótimas pessoas. Depois, passei mais seis meses morando com outros dois colegas. Dessa vez, cada um tinha o seu próprio quarto. Por fim, após um ano em Recife, dois ex-professores da graduação (um deles foi o meu orientador na graduação) vieram para a cidade fazer doutorado também no CIn-UFPE. Eles alugaram um apartamento e me convidaram para morar com eles. Aceitei o convite imediatamente. Essa foi uma experiência incrível e uma grande oportunidade para aprender com eles.

Encontrei o meu lugar ao sol

Ao conhecer pessoalmente o centro de informática, fiquei muito impressionado com a infraestrutura e principalmente com as pessoas. Todos são muito gentis e estão a postos para esclarecer dúvidas e solucionar problemas muito rapidamente. O pessoal da secretaria da pós-graduação é excelente. O pessoal da secretaria da pós-graduação foi com quem mantive maior interação, mas tive uma experiência excelente ao interagir com todos do CIn-UFPE ao longo de todo mestrado e doutorado. Os professores, além de profissionais excepcionais, são seres humanos incríveis. Gostei muito de todos os professores com quem tive o prazer de estudar.

Em minha cidade natal é comum as pessoas serem menosprezadas devido às suas roupas, situação financeira e família de origem. O tratamento dispensado a você depende da sua aparência e classe social. Sempre fui rotulado como alguém com pouquíssimas chances de alcançar o sucesso pessoal. Felizmente, existem muitas pessoas diferenciadas e que não atribuem rótulos aos demais. Eu tenho amigos(as) incríveis dos tempos de infância e adolescência. Pessoas muito superiores a mim em vários aspectos. Esses(as) amigos(as) sempre me trataram sem qualquer distinção especial. 

Eu me acostumei a ser tratado de forma negativamente diferente em minha cidade natal. A partir da época em que iniciei a graduação na UFC campus Quixadá, essa diferenciação desapareceu completamente. Na UFC, assim como no CIn-UFPE, sempre fui muito bem tratado por todos, independente da minha origem e classe social. É curioso que as pessoas que conheci tanto na UFC quanto no CIn-UFPE são muito superiores a mim em vários aspectos, ainda assim, essas pessoas demonstram uma enorme humildade. 

Sobre o meu orientador no mestrado e doutorado, professor Divanilson Campelo, fico impressionado com a capacidade dele de estar presente, mesmo com todos os seus compromissos profissionais, algo comum a um profissional destacado. Sempre que precisei consultá-lo sobre qualquer assunto, ele esteve disponível. Também é louvável a sua humildade e honestidade intelectual. Ele sempre encoraja os seus alunos a pensar grande e almejar conquistas significativas. Ele está sempre buscando formas de abrir oportunidades para os seus alunos progredirem em suas jornadas profissionais e pessoais. Por exemplo, ele conseguiu bolsas junto à Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) para financiar a minha pesquisa no mestrado e no doutorado, que permitiram a minha dedicação exclusiva. Essas bolsas garantiram a minha permanência no mestrado e no doutorado.  

O professor Divanilson também incentivou a minha colaboração com outros alunos do seu grupo de pesquisa. Durante o mestrado, o professor Divanilson orientou uma colaboração entre uma aluna dele da Universidade de Brasília (UnB) e eu. Essa aluna é brilhante, além de muito humilde e educada. Foi uma grande honra trabalhar com ela. Ao longo do doutorado, pude colaborar com colegas de grupo de pesquisa que me ensinaram bastante. Para mim, é um privilégio trabalhar com o professor Divanilson e com os seus alunos. 

Definitivamente, cursar o mestrado e o doutorado no Centro de Informática da UFPE sob a orientação do professor Divanilson Campelo foi a realização de um sonho, que a minha imaginação jamais conseguiria conceber.

Hoje sou doutor em Ciência da Computação formado pelo Centro de Informática da UFPE.

Estou apenas começando

Jamais imaginei que chegaria onde estou. Mas, por que parar agora? Tenho ainda muito o que aprender e evoluir. Muitos dos meus sonhos “impossíveis” ainda precisam ser realizados. Inúmeras oportunidades de crescimento profissional aguardam por serem exploradas. Enfim, espero que esse seja o início de uma nova e inesperada jornada de evolução pessoal e profissional.

Márcia Caria

Nutricionista|saúde nutricional|cardápios personalizados|auxílio com a organização alimentar CRN3 15065

4 a

Edson Vasconcelos uma história pra você conhecer.

Pedro B.

QA Engineer | Test Analyst | Test Automation

4 a

Parabéns Janael, sigo você a pouco tempo, e sua história é muito inspiradora, continue sempre com essa humildade e força de vencer! Um forte abraço 👊🏻

Que história rica de fé✝️, determinacao e coragem! Parabéns! 👏

Rafael Porto

Administrador na Petrobras

4 a

Incrível Janael. Vibrei intensamente com cada parágrafo de seu texto. Com certeza você abrirá muitas portas para jovens que virão! Estudei Adm também na UFPE e vivenciei um ambiente de muita cooperação com colegas do interior deste incrível Brasil. Parabéns pelo relato!

Wellington de Jesus Teixeira

Especialista em Chancela do MEC | Seu Curso Reconhecido Pelo MEC | Consultoria Educacional | B2B | Gestão de Pessoas | Gestão Comercial

4 a

Tenho muito orgulho de pessoas como você! 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Janael Pinheiro

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos