Da tragédia à Libertadores
O que podemos aprender com a Associação Chapecoense de Futebol de 2017?
A classificação da Chapecoense para disputar a Copa Libertadores 2018 foi um marco na história do clube, que tanto sofreu no último ano. A dor incomparável dos familiares que perderam seus entes queridos, a reconstrução de um clube praticamente do zero fez com que eu parasse e observasse com cuidado alguns pontos deste feito.
Apesar de ser justamente contra o meu time do coração que acabou sendo rebaixado (Coritiba), fiquei feliz pela Chape. Eles sim, foram merecedores desta conquista. Primeiro pela história e sofrimento, mas, principalmente porque fizeram por merecer, não foi um favor. Aliás, no começo do ano (por iniciativa de outros clubes da série A) cogitava-se isentar o clube catarinense de um possível rebaixamento. E vejam o que aconteceu: A Chapecoense estará pelo segundo ano seguido disputando a libertadores.
Houve um planejamento assertivo, houve gestão do clube, gestão de pessoas, agilidade e muito trabalho sério. Diferente das outras equipes, o time da Chape teve que montar todo o seu elenco praticamente do zero - incluindo toda a comissão técnica. Disputou a Libertadores, Copa do Brasil, torneios internacionais, amistosos e ainda conseguiu a improvável (para muitos) vaga na Libertadores. Enquanto outros clubes disputaram somente o Brasileirão e Copa do Brasil e foram rebaixados. Inclusive o Coritiba.
A Chapecoense nos mostra que gestão em um clube de futebol é fundamental, assim como em qualquer organização. Precisamos olhar para a Chape e aprender com eles sobre futebol, raça, vibração e vontade, mas também sobre gestão, liderança e organização.
No meu ponto de vista, o único ato falho na temporada foi a demissão do técnico Vagner Mancini que acabou ficando pelo caminho, assumiram outros técnicos até a vinda de Gilson Kleina. Acredito que Mancini poderia dar continuidade no trabalho, mas por outro lado, não se sabe exatamente os motivos de sua demissão, coisas do futebol brasileiro... O interessante é que a Chape não deixou a bola cair, continuou firme. Acreditaram, escaparam do rebaixamento e foram além.
É a prova de que com finanças em dia, um bom planejamento, diretoria competente, contratações acertadas e jogadores com vontade de vencer e uma gestão de pessoas muito cuidadosa é possível chegar muito longe. Vamos aprender com a Chape!
Crédito da imagem de fundo: Chapecoense
#chape #forçachape #chapecoense #gestãoesportiva #pracegover #pratodosverem
Descrição da imagem: Uma ilustração em tons de verde, onde três jogadores abraçados comemoram. Em branco, está a frase "Precisamos olhar para a Chape e aprender com eles sobre futebol, raça, vibração e vontade, mas também sobre gestão, liderança e organização.", com as três últimas palavras em verde.