Dados sugerem início de ano forte no mundo.
Dados sugerem início de ano forte no mundo.

Dados sugerem início de ano forte no mundo.

Apesar da volatilidade dos mercados financeiros, vários indicadores apontam melhora substancial no sentimento sobre a economia mundial para o primeiro trimestre do ano, refletindo a aceleração da retomada sincronizada de países desenvolvidos e emergentes. Na Alemanha, o Instituto Ifo publicou ontem o seu "World Economic Climate" (WES), cujo indicador pulou de 17,1 pontos para 26 pontos entre o último trimestre de 2017 e o primeiro de 2018. Trata-se do maior nível de confiança global desde o outubro de 2007. Segundo o Ifo, ao contrário das estatísticas oficiais, que são feitas principalmente em torno de informações quantitativas, seu indicador leva em conta informações qualitativas, ou seja, avaliações e expectativas de 1.199 especialistas econômicos de 120 países. Além da avaliação bem mais positiva sobre a economia global no primeiro trimestre de 2018, eles demonstram "melhora excepcional" em suas expectativas.


A atual situação econômica e expectativas melhoraram nos EUA, União Europeia (UE) e economias emergentes e em desenvolvimento da Ásia. Na América Latina, a avaliação sobre a conjuntura melhorou muito, mas as expectativas pioraram com as incertezas políticas. Brasil e México, as duas maiores economias da região, terão eleições presidenciais neste ano. Para especialistas consultados pelo Ifo, as taxas de juros de curto e longo prazo poderão subir nos próximos seis meses. Já o comércio mundial deve ter forte retomada. O mais recente Indicador de Perspectiva do Comércio Mundial (WTOI), publicado nesta semana pela Organização Mundial do Comércio (OMC), diz que a retomada do comércio global ocorrida em 2017 deverá continuar, com expansão sólida do volume de mercadorias neste primeiro trimestre. O WTOI visa dar informações em tempo real sobre a evolução das trocas globais.


O valor atual do indicador, de 102,3, é quase idêntico ao de 102,2 de novembro de 2017. Quase todos os índices que compõem o WTOI são favoráveis. O tráfego de contêineres nos portos (104,3) e de frete aéreo de cargas (103,2) estão acima da tendência, o que indica alta no fluxo comercial, diz a OMC. As encomendas de exportações (102,8) estão no nível mais alto desde 2011, indicando recuperação sustentável. Ao mesmo tempo, porém, há resultados mais fracos para a indústria automotiva (101), as matérias-primas agrícolas (100,8) e os componentes eletrônicos (94,1), o que poderia indicar alguma queda na confiança dos consumidores.


Para o banco suíço UBS, a era do dinheiro barato e fácil parece estar chegando ao fim, mas o endurecimento monetário reflete a solidez da economia mundial, mais do que preocupações com a inflação. O Banco Central Europeu (BCE) começou a reduzir pela metade o ritmo de compras de títulos de dívida. O Federal Reserve (o BC dos EUA) quer diminuir seu balanço. E bancos centrais menores consideram elevar ou já elevaram as taxas de juros, incluindo o Banco da Inglaterra, o Riskbank (Suécia) e o BC da Coreia do Sul. No entanto, o UBS nota que a inflação ainda não atingiu as metas estabelecidas pelos BCs. O núcleo da inflação na zona do euro é de 1%. Nos EUA, de 1,8%; e no Japão a expectativa é chegar a 2% em 2019. Pela primeira vez desde 2007, todos os 35 países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) tiveram crescimento econômico em 2017. Para o UBS, a situação global continua positiva em 2018. O banco suíço observa que o BCE ainda tem o compromisso de compras de € 270 bilhões de títulos de dívida este ano. O BC do Japão também não mostra sinais de por fim à sua política de alta liquidez. Apesar da volatilidade nos mercados financeiros, o UBS nota que o crescimento dos lucros das empresas não dá sinais de diminuir.



(Fonte: Valor On-line, 15/02/2018)


Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Natalia Cavalcante

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “Não existe caminho fácil da terra até as estrelas” (Sêneca) Um mega final semana! Deseja receber o “Pense Nisso!”…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “Faça sempre o seu melhor e acredite que o melhor possa ser feito!” (Popular) Um final semana surpreendente! Deseja…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “O maior erro é a pressa antes do tempo e a lentidão ante a oportunidade" (Provérbio Árabe) Um final semana…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto" (Provérbio Chinês) Um maravilhoso final semana!…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “Ficar louco de vez em quando é necessidade básica para permanecer são" (Osho) Um final semana espetacular! Deseja…

    1 comentário
  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “É importante agradecer pelo hoje sem nunca desistir do amanhã" (Popular) Te desejo o final semana que você merece!…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “A verdadeira coragem é ir atrás de seu sonho mesmo quando todos dizem que ele é impossível" (Cora Coralina) Uma semana…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “Creia em si, mas não duvide sempre dos outros" (Machado de Assis em Memórias Póstumas de Brás Cubas) Uma semana plena…

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “As coisas passam e o melhor que fazemos é deixá-las ir embora..

  • Pense Nisso!

    Pense Nisso!

    “O segredo de um grande sucesso está no trabalho de uma grande equipe" (Murillo Cintra de Oliveira Margarida) Um final…

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos