Daily Pulse: Grampo leva milhares de manifestantes às ruas; comissão do impeachment deve ser criada ainda hoje
ANDRESSA ANHOLETE/AFP/Getty Images

Daily Pulse: Grampo leva milhares de manifestantes às ruas; comissão do impeachment deve ser criada ainda hoje

As notícias mais importantes do dia,
selecionadas pelos editores do LinkedIn Pulse

Áudio com diálogo de Lula e Dilma
leva milhares de manifestantes às ruas

Milhares de pessoas tomaram as ruas na noite de ontem para pedir a renúncia de Dilma, depois do vazamento do diálogo entre a presidenta e o ex-presidente Lula. O grampo vazado pelo juiz Sérgio Moro, noticiado a exaustão nas TVs e redes sociais, caiu como uma bomba. Ao telefone, a presidenta avisa que está enviando a Lula o termo de posse para se tornar ministro “e só usa em caso de necessidade”, o que insinua que seria um documento para protegê-lo de uma eventual detenção. Veja mais no El País. Confira também um compilado de tudo o que ocorreu no dia de ontem e tire as suas dúvidas no artigo escrito pelo editor Guilherme Odri.

+ Especialistas citam obstrução da Justiça; outros contestam gravação. Parte dos constitucionalistas afirma que Dilma cometeu crime de responsabilidade em conversa com o ex-presidente Lula; para outra ala, legalidade de grampo está em xeque. Leia mais na Folha.

+ PF gravou Lula e Dilma após Moro suspender grampo. A gravação de uma conversa entre a presidente Dilma Rousseff e o ministro da Casa Civil, Luiz Inácio Lula da Silva, foi feita pela Polícia Federal após o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, determinar que a Polícia Federal parasse de interceptar as conversas telefônicas do ex-presidente. Leia mais na Exame.

Janot pedirá abertura de inquérito contra Dilma, diz Veja. O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, está decidido a pedir a abertura de inquérito contra a presidente Dilma Rousseff por obstrução de investigação judicial, informou a coluna Radar, da Revista Veja. 

A cerimônia de posse do ex-presidente Lula como ministro da Casa Civil está confirmada para as 10h no Palácio do Planalto. Eugênio Aragão assumirá o Ministério da Justiça; Mauro Lopes, a Secretaria de Aviação Civil; e Jacques Wagner, a Chefia do Gabinete Pessoal da Presidente da República.

***

Lula-3: O que esperar de seu novo mandato, agora como ministro

A ida de Lula ao Ministério da Casa Civil significa, para analistas, um sinal claro de que o governo pretende retomar sua antiga política econômica, baseada no aumento da oferta de crédito e no estímulo ao consumo. Dilma, no entanto, falou que nada muda na economia, e que Lula vai centrar suas forças para coordenar as ações políticas do governo.A presidente destacou o papel do ex-presidente Lula no governo e afirmou que na trajetória do ex-presidente ele sempre demonstrou compromisso com estabilidade fiscal e controle de inflação. "Não é meramente retórico e se expressa numa significativa atuação nos 8 anos do governo dele", afirmou. "Quando Lula assumiu o governo nossas reservas não davam para pagar vencimentos de dívidas." Confira aqui a análise de economistas e analistas do mercado.

+ Dilma afirma que reservas internacionais só devem ser usadas para proteger o País. Presidente disse que o governo jamais terá pauta de uso das reservas 'para algo que não seja proteção do País contra flutuações internacionais'. Leia mais no Estadão.

***

Comissão do impeachment deve ser criada ainda hoje

Após o Supremo Tribunal Federal (STF) manter, na quarta-feira, as regras fixadas em dezembro para a tramitação do processo de impeachment no Congresso, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), confirmou que dará início hoje mesmo à tramitação do pedido contra a presidente Dilma Rousseff. Cunha e a oposição trabalham para que o processo seja votado no plenário da Câmara em até 30 dias. Leia mais no O Globo.

Líderes da oposição e de partidos aliados do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), reuniram-se na noite de ontem na residência oficial da presidência da Casa para discutir a composição da comissão processante do impeachment da presidente Dilma Rousseff. Leia a matéria completa aqui.

***

Petrobras prepara novo PDV e projeta corte de 12 mil empregados

A Petrobras planeja apresentar aos funcionários um novo Plano de Demissão Voluntária (PDV) para desligar até 12 mil trabalhadores, dentro do seu plano de reestruturação. Segundo fontes próximas às negociações, as condições do plano já foram definidas e devem ser apresentadas aos funcionários ainda neste semestre. A previsão é que o PDV seja incluído no Plano de Negócios para o período de 2016 e 2020, que deve ser apresentado no próximo mês. Leia mais no Estadão.

***

Haddad articula com vereadores projeto para liberar Uber

A Prefeitura e a Câmara Municipal articulam, por meio de substitutivo a um projeto de lei, a regulamentação da Uber em São Paulo. A articulação é motivada pela decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo de proibir a apreensão de carros do aplicativo, ao lado de pesquisa que mostrou que o paulistano é favorável à empresa e até por pressão que os vereadores estão sofrendo de pessoas que apoiam a Uber. Leia mais no Estadão.

***

A Nike vai começar a vender ainda
neste ano o tênis que se amarra sozinho

O HyperAdapt 1.0 começará a ser vendido nos Estados Unidos, durante o verão no Hemisfério Norte (entre junho e setembro). De acordo com a Nike, após colocá-lo, um sensor no calcanhar é acionado, ajustando o cadarço automaticamente. É possível escolher o nível da força em botões que ficam no tênis. Leia mais no Gizmodo.

 
***

Instagram vai usar algoritmo para
organizar suas fotos, assim como o Facebook

O Instagram está testando um feed baseado em algoritmos que, assim como o Facebook, não exibe as fotos em ordem cronológica. Isso está aparecendo inicialmente para poucos usuários, mas a empresa planeja implementar essa mudança para todos no longo prazo. Leia mais no Gizmodo.

***

Artigos que você pode ter perdido, mas deveria ler agora mesmo

Carlão Medeiros

Técnico de manutenção na Medeiros serviços

8 a

Fora Dilmanc

ptharso castro

Eletrical, Talents, Innovations, Acupuncture, Data Sciences, Django, Python, JNotebook

8 a

A solução mais viável para este TAPA NA CARA da sociedade brasileira é o Juiz Sérgio Moro PRENDER os familiares do lula e do cunha por cumplicidade nos ilícitos que ambos cometeram! Desta forma ambos jogarão a toalha e desistirão de prosseguir enganando a Justiça. Não acredito no STF! Duvido que farão justiça ao Brasil nos casos do lula, dilma, cunha e renan! Os politicos atuais NÃO servem mais aos interesses do Brasil e podemos cortar da lista além do lula, dilma, temer, cunha, renam,marina, serra, aecio, alckmim, ciro, etc que sempre falam muito mas nada fizeram para que a recessão e a inflação pipocasse! Precisamos de gente nova tipo ANASTASIA que demonstrou no seu governo seriedade e competencia alémde um caráter ilibado. É preciso cortar o vinculo com este passado corrupto e incompetente!

Espreo que consigam,,,

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos