Daily Scrum de Qualidade!
Segue um exemplo real que aconteceu comigo.
Senta ai que lá vem história!
A empresa não trabalhava com nenhuma metodologia ágil, cada integrante do time de desenvolvimento trabalhava em sua parte no seu mundinho, abria um documento entendia da forma dele como deveria funcionar o sistema e começava a codificar. Passando-se os dias ou semanas ou até mesmo meses, o desenvolvedor entregava a parte do sistema que foi desenvolvida e testada por ele.
A pessoa responsável pelo projeto na época identificada como gerente de projeto (tradicional) ao qual também cuidava de outros projetos, não queria nem escutar a palavra metodologia ágil muito menos scrum, começava a realizar os testes e claro o que tinha sido desenvolvido quase sempre não era o que o cliente precisava.
Para a grande salvação do mundo e do projeto, a empresa tomou a decisão de contratar um gerente de projeto dedicado, para minha grande surpresa ou sorte o mesmo é adepto a metodologia ágil, nos deu o aval e nos deu o total apoio em iniciar a metodologia ágil, passando de Gerente de Projeto a PO do projeto.
O grande início da Metodologia Ágil!
Como sabemos nada é fácil, ao iniciar a implantação da metodologia ágil scrum, estávamos enfrentando um grande problema com as reuniões de daily scrum, pois era uma reunião que acontece todos os dias, deveriam informar o que iria fazer até a próxima reunião, o que fez da ultima reunião até agora e se teria algum impedimento. Aqui estava nosso grande problema, nunca existia impedimento a ser declarado, até mesmo parecia que seria um time exemplar sem problemas (impossível).
Eu como scrummaster sempre comparecia nas reuniões de daily scrum tentando ajudar e esclarecer como as reuniões deveriam ser realizadas.
Os integrantes do time não tinham coragem de informar que o parceiro de trabalho era seu impedimento para realizar tal tarefa, o time ficava inseguro em informar os impedimentos, achando que informar o nome ou o impedimento iria entregar o parceiro de trabalho.
Com os passar dos dias parei de ir às reuniões para ver se o time se abria e realizava o daily scrum da forma correta, mas infelizmente mesmo eu não comparecendo nas reuniões percebi que continuava da mesma forma as reuniões.
Eu então precisava mostrar para o time que informar um impedimento não seria problema nenhum, se fosse indicado que fulano era o impedimento isso ajudaria o time a ajudar o fulano a resolver o impedimento dele e o time continuaria a produzir sem impedimentos.
Voltei a participar das reuniões de daily scrum, só que a partir deste momento eu passei a ser impedimento do time propositalmente, comecei a dificultar algumas coisas atrapalhando assim a evolução do time. Mesmo sabendo que esta atitude poderia ser prejudicial ao time nos primeiros sprints, tomei a decisão de realizar desta forma.
Com isso o time teve que começar a colocar eu como impedimento, não sendo possível o time esconder um impedimento que estava visível também para mim. Mesmo assim em algumas reuniões os integrantes do time não falava que eu seria o impedimento, tentava de alguma forma contornar o impedimento, neste momento eu mesmo parava a reunião e falava em voz alta que o impedimento seria eu, tentando de tal forma mostrar para o time no geral, que não tinha problema em encontrar um impedimento ou ser o impedimento de alguém, o nosso grande problema seria levar este impedimento à frente sem a solução antecipada do mesmo.
Após o final do daily scrum eu chamava a pessoa que seria impedida por mim, e mais um integrante do time, fazíamos uma breve discussão referente ao problema e por fim sanava o impedimento.
O time passou a ter confiança cada dia mais, começou a ver que se todos soubessem onde estávamos tendo dificuldades, seria fácil resolver qualquer coisa qualquer impedimento, pois todos passaram a ser organizados e dispostos a alcançar o objetivo do time e não o objetivo pessoal.
Com o passar dos dias, nunca mais escutei a frase "A minha parte esta pronta, fulano que não terminou a dele!" ou no ultimo dia do sprint "Estou aguardando fulano terminar a parte dele, para integrar com a minha, e fazer os testes".
O time começou a me informar os impedimentos antes da reunião de daily scrum, neste momento comecei a ter certeza que nosso time e nossas reuniões estavam indo para o caminho correto, estávamos evoluindo com a metodologia ágil focados no scrum.
Ainda não estamos com a metodologia 100% implementada, mas estamos evoluindo cada dia mais para isso.
Publicado na Scrum Alliance em 09/06/2015
Agilidade Organizacional | Agile Coach | Product Manager | Business Agility | Inteligência Artificial
9 aMuito bom esse artigo Daniel Arrais, CSPO®, CSM®, CSD®, SFC™, ISMF™, parabens.!!!!
Agile- Digital Transformation - Kanban - Scrum Master - Product - Less- Agile Coach - Agile Delivery - Mindset Ágil - Devops - It Business Analyst
9 aMuito boa a perspectiva que você passou. Show Parabéns
CEO na Hiflex Group
9 aBom artigo. Estou escrevendo meu 2o livro e estou exatamente neste tópico: o que fazer e o que não fazer numa reunião diária. Coloquei diversas situações, mas essa do "tirar o corpo" fora e ninguém falar nada me deram boas ideias e me relembraram casos parecidos. Abraços