A DANÇA ENTRE AS METAS, OBJETIVOS E O PROPÓSITO DE VIDA

A DANÇA ENTRE AS METAS, OBJETIVOS E O PROPÓSITO DE VIDA

Definir a direção e seguir com clareza

Caro leitor, com imenso prazer e alegria, eu recebi mais essa oportunidade de escrever mais um artigo para a revista Compatilhe.


Pensei em fazer uma sequencia de leitura que vão fazer sentido e sendo assim ajuda-los a ter compreensão de forma mais assertiva sobre Metas, objetivos e Proposito.


Em meu primeiro artigo, dei um norte a vocês, esclarecendo sobre o processo de coaching, quem deve faze-lo e para qual objetivo ele é destinado. No segundo artigo elucidei os leitores sobre metas e desafios e no penúltimo, (anterior a esta edição que você tem em mãos) tratei sobre Proposito de vida.


Agora, meu intuito será leva-los a diferenciar metas, objetivos e proposito. Tornando assim o caminho mais claro para sua rota de ação no rumo certo a sua missão! Vamos lá?


As metas te ajudam a lidar com o tempo, a dar foco, prioridade, a fazer escolhas e a concentrar energia para que a sua consciência se coloque inteira no presente. Este é o papel do ego: criar a estrutura para que a possamos viver o agora.


Criar metas na sua vida te ajuda a dar foco para que você se coloque em ação e viva o seu propósito todos os dias.


Mas para que isso funcione você precisa primeiro definir qual é o seu propósito. Pois como diz o Gato em “Alice no país das maravilhas”: “Se você não sabe aonde quer ir, qualquer caminho serve.”


Ou seja, qualquer meta ou objetivo serve. Você não sabe que tipo de experiência de “agora” você quer viver. Você ainda não entendeu que para navegar você precisa estar no mar. Ou pior, você ainda nem sabe que existe um mar.


Uma vez que o seu propósito é claro, definir metas, ou seja, rotas que permitam que você viva o seu propósito dia a dia, se torna uma tarefa criativa e mobilizadora.


Vamos a definição direta de cada um e em seguida exemplificarei


PROPÓSITO

Para que serve uma colher? Uma colher serve para levar comida do prato até a nossa boca. A colher possui o propósito de nos auxiliar durante as refeições. Tanto a colher como qualquer objeto ou coisa inanimada possuem um propósito, existe um por que deles existirem. Propósito é relacionado a utilidade de alguém, relacionado ao que serve e a que função possui.

Todos nós temos um propósito de vida! Quanto antes você descobrir o seu e se sentir seguro com ele, mais fácil será tomar decisões e trilhar seu caminho.


OBJETIVOS

Objetivos são etapas a serem conquistadas para se chegar à finalidade maior, são relacionados a solução de problema e aproveitamento de oportunidades. Indicam “como” e “de que maneiras” que atingiremos o propósito “X”.

O propósito é algo que você sente e descobre qual é o seu, já os objetivos devem ser friamente calculados para construírem o caminho que você quer trilhar.


METAS

São etapas menores que juntas atingem um objetivo. Metas são extremamente racionais e possuem “de que maneira” podemos ou queremos atingir tal resultado. Nelas são presentes parâmetros e indicadores como datas, prazos, quantidades, intensidade etc

Quando você tem claro qual é seu propósito de vida, você começa a traçar objetivos que se conectam e se alinham te levando numa mesma direção, fica fácil tomar decisões e então você cria metas de curto prazo precisas que contribuem efetivamente para sua evolução. Você se sente mais seguro, se torna mais produtivo e a vida ganha um sentido!


Vou te dar mais um exemplo. Vou te contar como eu faço.


Hoje o meu propósito de vida é muito direto: “Dedico minha vida a desenvolver nas pessoas seu potencial infinito com amor”

E aqui cabe uma explicação, afinal essa frase é clara para mim, mas não necessariamente para você.


Um contexto é um lugar, mesmo que intangível, onde algo acontece, seja no meu instagram, facebook, os nos atendimentos, treinamentos e palestras que ministro. Eu crio esses contextos para veicular uma mensagem que ajude a quem estiver nele a despertar o seu melhor com muito amor, ou seja, a reconhecer o seu potencial, a sua essência Divina, para que possam então criar uma vida com mais prazer e significado.


E para que eu possa viver esse propósito no momento presente, no agora, (como está acontecendo nesse exato momento ao escrever essas linhas) eu crio metas que me colocam em ação focada e concentrada, como por exemplo:


– Fazer um curso nesse semestre.


– Escrever 4 textos por mês.


– Gravar 1 vídeo por semana para veicular em minhas redes sociais 


– Lançar um novo evento com parcerias a cada 3 meses


Dessa forma, todos os dias eu me coloco a serviço do meu propósito de vida. Eu crio condições para tentar direcionar o meu tempo da forma que mais faz sentido para mim. Minhas metas me ajudam a viver a vida que para mim vale a pena ser vivida, todos os dias – ou pelo menos na maior parte dos dias.


Perceba que eu nunca vou finalizar esse processo de “semear o amor”. Não tem fim. E que bom! Pois assim posso me colocar engajada em diversas atividades de criar contexto para o Amor ser semeado e vê-lo germinar até o fim da minha vida, ganhando com isso uma vida com prazer, significado, engajamento e motivação.


O tédio vai passar longe da minha rotina, as segundas-feiras serão motivo de festa com direito A dança entre as metas, objetivos e o Proposito, não de sofrimento, e cada dificuldade enfrentada é apenas um motivador para que eu dê o meu melhor para ultrapassar os desafios.


Como coloca Augusto Cury:


“Os nossos maiores problemas não estão nos obstáculos do caminho, mas na escolha da direção errada”.



Escrito por: CAMILA FERRARI –

Tecnologa Gestão de RH/ P.G Psicologia Organizacional / MBA – liderança e coaching / formada pela ABRRACOACHING – Advanced Coaching Practitioner.Ig: Camilaferrari_dho

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Camila Ferrari

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos