Dar feedbacks em grupo ou no privado?
A comunicação é uma habilidade fundamental para um líder. Saber o que dizer, como dizer e quando dizer é essencial para quem aspira ou já ocupa uma posição de liderança. Este artigo explora a importância do feedback no ambiente de trabalho e oferece dicas sobre como dar feedback de maneira eficaz.
Você gosta de receber feedback? A maioria das pessoas diria que sim. No entanto, quando, em uma reunião de equipe, um colega ou gestor aponta um erro que você cometeu e sugere melhorias, é provável que você se sinta constrangido e chateado. Pode ser difícil entender que o objetivo desse feedback é ajudá-lo a se tornar um profissional melhor.
No início da minha jornada, eu também cometi esse erro. Durante nossas reuniões diárias, eu dava feedback direto aos membros da minha equipe. Eu acreditava que estava incentivando a equipe a melhorar. No entanto, na realidade, eu estava afastando minha equipe. O clima estava tenso, as entregas não eram feitas no prazo ou com a qualidade esperada. Eu não entendia como havíamos chegado a essa situação.
Foi então que decidi olhar para dentro e me perguntar: “O que estou fazendo de errado?” Fiz essa pergunta a alguns membros da minha equipe e descobri que o problema não era o “o que”, mas o “como” e “onde” eu dava os feedbacks.
Decidi estudar mais sobre o assunto e descobri que a melhor maneira de dar feedback negativo é em particular. Seja direto, mas sem ofender a pessoa. Feedbacks são para o crescimento profissional e pessoal das pessoas. É necessário saber entregar a mensagem para que ela atinja seu objetivo.
Recomendados pelo LinkedIn
Feedback tem um poder enorme. Pode motivar as pessoas a crescer exponencialmente, mas também pode fazê-las desistir da carreira ou de projetos pessoais importantes. Por isso, adotei a seguinte técnica: ELOGIOS em GRUPO e CRÍTICAS em PRIVADO.
Quando alguém faz algo positivo, isso precisa ser reconhecido em GRUPO. Isso fortalece a equipe e motiva os demais a buscar o seu melhor. Depois que adotei essa prática, minha vida como líder melhorou muito. Ganhei o respeito da equipe, eles passaram a confiar mais em mim e até me procuram para conversar sobre a carreira e outros assuntos.
Sei que existem empresas onde a cultura de feedback é muito forte (G4 Educação) e o que apontei como erro pode ser algo natural. Isso é FANTÁSTICO e reflexo de um líder com mentalidade forte. No entanto, na maioria das empresas, a técnica que expliquei é a melhor opção para ter sucesso com a sua equipe.
E você, qual abordagem costuma usar com seu time? Discorda de algum ponto? Deixe aqui nos comentários e vamos conversar!