Data Driven
ORIENTAÇÃO ATRAVÉS DOS DADOS é a mais nova forma que as empresas encontraram para ativar ou manter os seus clientes.
Evoluir conhecendo melhor os seus dados, está estratégia vem trazendo grandes
resultados para as empresas que utilizam adequadamente os dados de seus clientes visando encontrar a melhor estratégia de marketing e sendo mais assertivo reduzindo os custos e alcançando um grau maior de satisfação com seu cliente. Não basta ter os dados! tem que saber trata-los afim de obter insights, e criar campanhas que alcancem o público alvo, e os verdadeiros interessados em seu negócio.
O setor varejista utiliza estes dados de forma a organizar melhor seus produtos em suas gondolas, obter o melhor local para produtos promocionais, identificar qual a melhor venda casada dependendo do dia da semana, até mesmo a altura que cada produto se encontra pode ser decisivo, um bom exemplo são as guloseimas para crianças as mesmas sempre se encontram nas partes mais baixa visando este público.
As grandes empresas de tecnologia utilizam esta cultura de uma forma significativa, a Amazon utiliza algoritmos de recomendação para oferecer o melhor produto conforme o comportamento de seu cliente, a Netflix se utiliza de cada clique que o usuário faz durante o filme para determinar o próximo filme.
No mês passado tive o prazer de construir um projeto DATA DRIVEN para a empresa HPN no #bootcamppowerbi do mestre Leonardo Karpinski e neste projeto entendemos como uma tomada de decisão embasada em intuição ou instinto levou a empresa a fechar no vermelho por alguns meses e como a CULTURA DATA DRIVE foi capaz de auxiliar a mesma a se recuperar.