Data Warehouse
O que é um Data Warehouse?
Em um mundo cada vez mais data-driven, onde a informação é o novo petróleo, as empresas buscam a cada dia, formas eficientes de armazenar, organizar e analisar grandes volumes de dados para tomar decisões mais estratégicas e competitivas, é nessa contextualização que surge o Data Warehouse (DW).
Segundo Kimball: "Data warehouse é todo processo que provê informação para o suporte à tomada de decisão".
Podemos definir um Data Warehouse como um repositório centralizado de dados históricos e atuais de uma organização, concebido e otimizado para análise e consulta. Ao contrário dos bancos de dados operacionais, que são projetados para suportar as operações diárias de um negócio, o Data Warehouse tem como objetivo fornecer uma visão integrada e histórica dos dados, permitindo a realização de análises complexas, a descoberta de insights valiosos e a tomada de decisões mais adequadas.
Em um Data Warehouse, os dados fluem de diversas fontes, como sistemas de ponto de venda (PDV), aplicativos de negócios (ERP) e bancos de dados relacionais (SGBD). Esses dados passam por diversas etapas antes da sua utilização.
Recomendados pelo LinkedIn
Por que um Data Warehouse?
Os dados confiáveis, especialmente quando agregados ao longo do tempo, contribuem para a tomada de decisões mais inteligentes e alinhadas com a maneira como a organização é administrada, com um Data Warehouse, tudo isso é possível. São vários os benefícios do armazenamento de dados corporativos, mas alguns dos mais impactantes incluem:
Quais os principais benefícios de um Data Warehouse?
Os benefícios de um Data Warehouse incluem o seguinte:
Resumindo, um Data Warehouse é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam extrair o máximo valor de seus dados. Ao fornecer uma visão completa e histórica dos negócios, o Data Warehouse permite que as empresas tomem decisões mais inteligentes e competitivas.