DCA Ligando seu mundo a Você.
Os sistemas de telefonia modernos apresentam-se como uma base ideal para desenvolvimento de novas redes de serviços, capazes de ultrapassar os limites da telefonia convencional e oferecer uma gama de novos serviços aos usuários de sistemas de comunicação.
A crescente digitalização das redes telefônicas contribuiu enormemente para a criação de interfaces padronizadas que permitiram a conexão de diversos tipos de equipamentos à rede, que se tornou transparente aos tipos de sinais que por ela trafega, viabilizando a fusão dos serviços telefônicos e não telefônicos em uma única rede, conhecida como RDSI - Rede Digital de Serviços Integrados.
Centrais Privadas de Comutação Telefônica
As Centrais Privadas de Comutação Telefônica (CPCT) são mais conhecidas pelas siglas PBX (Private Branch Exchange), de operação manual e PABX (Private Automatic Branch Exchange), de operação automática.
Tecnicamente uma CPCT é um equipamento terminal de usuário que pode estar interligado ou não a uma central de comutação do Sistema Público de Telefonia – RTPC (Rede de Telefonia Pública Comutada). Estas centrais são utilizadas basicamente por empresas, governos, condomínios, etc, onde o tráfego telefônico interno alcança volumes consideráveis.
Uma CPCT se liga à rede telefônica pública externa por um certo número de linhas (ou troncos) e dispõe de linhas internas (ramais), em quantidade superior ao número de troncos. A grande vantagem da central privada é o seu menor custo de operação quando comparada com a utilização da rede pública, basicamente por não haver tarifação das chamadas internas e por demandar menor número de linhas/troncos que o número total de terminais atendidos.
Temos as seguintes modalidades para centrais privadas:
Central PABX, Central PAX, Central PBX, Central tipo CS e Central tipo KS.