De Fora para o Coração das Indústrias: A Rota Acessível Externa
Nas indústrias, é comum encontrarmos diferentes edificações e ambientes que compõem a fábrica. Dependendo do setor de atuação, essas edificações podem diferir bastante. No entanto, em um contexto geral, podemos mencionar algumas áreas comuns, tais como estacionamentos, guarita principal e/ou portaria, prédio administrativo, áreas de expedição e recebimento, vestiários, refeitório, área de descanso e, em alguns casos, até mesmo pequenos clubes com quadras poliesportivas e piscinas. Neste artigo, abordaremos as Rotas Acessíveis Externas e destacaremos os pontos relevantes para garantir um acesso seguro e autônomo entre todas as edificações.
Na planta técnica acima, apresentamos um exemplo real de uma indústria com onze edificações. Nosso objetivo é demarcar claramente as Rotas Acessíveis Externas para garantir a autonomia, conforto e segurança de todos. Essas rotas também desempenham um papel importante nas fábricas, sendo utilizadas muitas vezes como rotas de fuga devido à alta periculosidade desses locais. Durante a vistoria, identificamos os percursos realizados diariamente entre essas edificações e descrevemos no Laudo Técnico de Acessibilidade, todos os itens que não estão em conformidade com as Leis e Normas vigentes, além de fornecer orientações sobre o que e como deve ser ajustado.
Vale ressaltar que a Rota Acessível Externa tem início na calçada, passa pela entrada principal e pelos estacionamentos, e deve ter um percurso livre de obstáculos, direcionando os usuários aos principais acessos de cada edificação.