De Peito Aberto
A Organização Mundial da Saúde define o aleitamento materno como “a estratégia isolada que mais previne mortes infantis, além de promover a saúde física, mental e psíquica da criança e da mulher que amamenta”. A recomendação do órgão das Nações Unidas é da prática do aleitamento materno por dois anos ou mais, sendo exclusivo nos primeiros 6 meses de vida. Mas no Brasil a média de aleitamento materno exclusivo é de apenas 54 dias, uma das menores do mundo segundo dados da mais recente pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde.
O documentário "De Peito Aberto" busca ressaltar a importância da amamentação em suas inúmeras esferas de atuação: prevenção de doenças; criação de vínculo mãe-bebê e melhora na qualidade de vida.
Os benefícios da amamentação exclusiva até os 6 meses de idade são inúmeros e muito relevantes para serem negligenciados pela sociedade. Entre esses benefícios estão:
- Mortalidade infantil: o aleitamento materno pode evitar 13% das mortes em crianças menores de 5 anos em todo o mundo. Evita diarreia, infecções respiratórias e diminui os riscos de alergia, hipertensão, colesterol alto e diabetes.
- Melhor nutrição: o leite materno contém todos os nutrientes essenciais
para o crescimento e o desenvolvimento das crianças. Reduz em 22% a chance de obesidade. - Melhor qualidade de vida: crianças amamentadas adoecem menos. Estima-se, por exemplo, que o risco de contrair câncer de mama diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação.
- Promoção do vínculo afetivo entre mãe e filho: a amamentação é uma forma muito especial de comunicação entre a mãe e o bebê e uma oportunidade de a criança aprender muito cedo a se comunicar com afeto e confiança.
O Documentário - DE PEITO ABERTO é um filme documentário sobre amamentação. Cinco mulheres serão acompanhadas durante os seis primeiros meses de vida de seus filhos. As dificuldades e maravilhas da amamentação em momentos de ternura, afeto, solidão, estresse. A ideia é revelar aspectos culturais, socioeconômicos, de saúde e bem estar ligados ao tema. Um guia para mães de todo o país se envolverem ainda mais com o ato de amamentar.
Um documentário-pesquisa, que parte do conhecimento formal e informal sobre o tema amamentação para investigar a vida cotidiana de mulheres que estão vivenciando este processo. Busca traduzir esse conhecimento e discutir sua aplicabilidade na vida cotidiana de mulheres em processo de amamentação.
O filme está em processo de captação de recursos pelo sistema de financiamento coletivo. Com a meta mínima de pouco mais de R$ 65 mil em regime "Tudo ou Nada". Ou seja, o projeto só será realizado se captar a meta. Por isso é importante a participação de todos que acreditam na causa: divulgando, investindo (a cota mínima sugerida é de apenas R$ 20) e dialogando sobre esta importante questão, que afeta diretamente o futuro da nação: www.benfeitoria.com/depeitoaberto.
Stay-at-home Mom and Entrepreneur
8 aMuito bacana o projeto! Sou mãe de uma menininha de 1 ano e 2 meses, ainda amamento e isso às vezes causa estranhamento nas pessoas. Acho muito pertinente divulgar esse tipo de informação! Super apóio a causa!