de propósito!
O que você vai ser quando crescer ?
Essa é a pergunta que nos fazem e nos fazemos quando jovens.
A gente começa bem cedo a pensar, falar e responder sobre o que queremos ser quando crescermos.
As respostas, em geral se referem às carreiras que pretendemos seguir, e quase sempre essa lista é pequena, e formada pelas carreiras mais usuais e "promissoras" do mercado.
Mas o que quase ninguém pergunta é o que essa escolha vai te permitir realizar. Essa escolha preenche quais sonhos da sua vida?
Você está escolhendo essa carreira, de propósito, para ser feliz, enquanto ganha a vida e desbrava o mundo do trabalho?
Deveríamos todos provocar essa reflexão.
Ao provocar essa reflexão, estamos provocando a descoberta do propósito de cada um, com suas respectivas escolhas de carreira.
Onde podemos chegar?
Podemos e queremos chegar na essência de cada pessoa, nos sonhos, no que fará ela feliz no mundo do trabalho. Um road map do propósito de cada um.
Em geral, não pensamos muito dessa forma durante o processo de orientação de carreira. Não aprofundamos em descobrir quem somos e o que queremos deixar de legado. A gente foca no O QUE e não no COMO e nem no verdadeiro PORQUE.
E seguimos aquela trilha. Faculdade, Pós graduação, Emprego, Salário, Cargos, Desenvolvimento de carreira...
Temos que olhar para as carreiras como ferramentas para colocar sonhos e propósito em prática.
Elas são trilhas que precisam ser pensadas e construídas de forma a nos levar ao pote de ouro.
Recomendados pelo LinkedIn
Esse pote de ouro é que vai fazer os olhos brilharem. É o que vai nos mover no dia a dia, apesar de todas as dificuldades (sim, as dificuldades estarão lá também). É o que vai fazer tudo ter sentido.
Estamos falando do Propósito.
Como líder de equipes há muitos anos, pude participar ativamente da formação e carreira de vários jovens, e muitos com mudanças incríveis e felizes de rumo.
Nossa função como líderes é essa - provocar a descoberta. Ver o que faz o olhos brilharem, sermos facilitadores para que esse colaborador possa exercitar seu propósito, somando-o aos objetivos da empresa.
Muitas vezes vimos talentos acuados, deslocados, sem brilho, e logo recebem uma avaliação de "desmotivado", " pouco comunicativo", " sem aderência"...
Minha pergunta é: Será?
Ou será que ali naquela empresa, não estão aproveitando e alimentando os sonhos e propósitos dessa turma, de forma a vê-los brilhar os olhos enquanto atingem metas.
Façamos isso, de propósito! Intencionalmente! Como meta!
Olhar e conectar pessoas, identificar o que os move e ajudá-los nessa jornada.
E como eu não poderia deixar de falar de Varejo...
O varejo para mim, é uma das áreas que mais depende de propósito, de causas, de emoção, de desejos e por isso mais que muitos, ele é um dos segmento onde os times mais precisam de energia, bom humor, felicidade e valores, que se encaixem à missão, causas, propósito das marcas.
O resumo final, desse texto-desabafo, é que precisamos estar mais atentos como líderes. Tanto na busca de talentos e times de alto desempenho, com brilho e sonhos a realizar, quanto na gestão, facilitando e apoiando - os para que consigam colocar seus sonhos em prática, na grande maioria dos dias.