Dedicação e empenho, o segredo para o sucesso.
Em 2012 juntamente com um grupo de amigos resolvemos andar de kart, foi minha primeira vez e logo me apaixonei. Como Ayrton Senna falava o kart é uma das categorias que mais se aproxima da Formula 1, pois o kart não tem eletrônica embarcada e apenas o seu desempenho que vai influenciar no resultado, claro que defeitos mecânicos podem acontecer, mas no geral o kart lhe premia de forma meritocrática.
A partir dai formamos fundamos o "Camp Kart" um campeonato entre amigos com o objetivo de nos divertirmos e aumentar a competitividade entre nós trazendo um pouco para a realidade do esporte. Nos demais anos a paixão pelo kart foi aumentando e a necessidade de ultrapassar seus limites, melhorar os tempos foi crescendo cada vez mais.
Este ano 2017 eu tomei uma decisão na qual era um dos sonhos que sempre tive, participar de um campeonato amador de grande renome, e la estava eu me inscrevendo para o maior campeonato do interior do estado de SP, o Clube Kart Brasil. O mesmo contém 4 categorias que vai de Estreantes até a Extreme, pois bem, pelo regulamento apenas poderia me inscrever na Estreantes que tem mais de 45 pilotos inscritos. Cheguei na primeira prova com talvez um ar de superioridade por na maioria das vezes andar na frente de meus amigos, mas a coisa era "mais em baixo". Como dizemos para quem teve um desempenho baixo "Comi borracha" e amarguei com apenas um décimo lugar. Foi ai que aprendi minha primeira lição... Há sempre espaço para crescer ,aprender e melhorar.
Comecei a me dedicar mais, estudar mais, mesmo a falta de tempo para treinar devido ao meu trabalho ser longe da pista oficial do campeonato (cerca de 200 km), me dedicava de forma teórica assistindo videos, lendo matérias, consultando pessoas do meio para entender o que eu estava errando e no que eu podia melhorar, assim, tracei a minha primeira meta que era pegar um pódio entre os 5 primeiros.
Na segunda prova fiz o quinto tempo de qualificação e assim largando em quinto, a expectativa era grande pois se terminasse a corrida em quinto já estaria no pódio. Larguei bem e fui cada vez mais melhorando o tempo, porém na sétima volta pela falta de concentração "perdi a frente do kart" e bati na pilha de pneus que me fez terminar a prova em décimo quinto. Isso foi um baque para mim, pois havia me preparado muito para a prova, depois de algum tempo entendi minha segunda lição neste esporte... Por mais que eu tenha me dedicado e estudado talvez não tenha feito isso tanto quanto os outros e não tenha sido suficiente para atingir meus objetivos.
E lá estava eu novamente me dedicando, estudando, treinando em outros circuitos e cada vez mais me aprimorando. Em paralelo participava do campeonato com meus amigos e via que meu desempenho estava melhorando cada vez mais pois já havia ganho 1 corridas, 3 pódios em 3 corridas disputadas.
Havia chegado a corrida 3 da temporada, depois de um belo tempo de qualificação larguei em quinto novamente. Após a largada percebi que estava bem mais rápido que o terceiro e quarto colocados, depois de uma disputada corrida inteira consegui o tão almejado pódio, terminando em quarto lugar, me emocionei de mais pois havia conseguido alcançar meu primeiro objetivo traçado. Mas eu queria mais, agora aumentar a dificuldade e galgar um desafio maior, uma meta maior o primeiro lugar.
Mais 1 mês de treinos, estudos e dedicação para a próxima prova, resolvi também realizar um coach com Cristian Pectov, um renomado piloto muito conhecido pelos seus títulos, tive um treino com ele em condições adversas, na chuva. Para quem não sabe campeonato de kart indoor não tem pneus para chuva, você utiliza apenas pneus "lisos" o que eleva a corrida para a dificuldade extrema.
E chegou o grande dia, e advinha, chovendo. Peguei um kart que na classificação começou a falhar e tive que trocar o que me deixou com apenas uma volta para poder fazer um bom tempo e largar bem. Me surpreendi quando vi que fiz a pole position, e entendi o quanto havia valido a pena toda dedicação, pensei comigo mesmo "tem que ser da forma mais difícil, para provar para mim que sou capaz". Larguei bem, e já na sétima volta estava mais de 15 segundos na frente do segundo, estava ganhando dos melhores pilotos da categoria e de forma avassaladora. Terminei em primeiro, a emoção tomou conta de mim, cai aos prantos após cruzar a linha de chegada pois mais uma meta havia sido alcançada. Foi uma das maiores emoções e satisfações que já tive na vida.
Agora você que esta lendo pode estar se perguntando o que isso agrega pra você? Queria apenas passar essa experiencia de que traçar metas e objetivos e se empenhar e se dedicar para alcança-los é primordial para sua realização pessoal, podendo também ser utilizado em sua vida profissional. Se dedique, mesmo que alguém chegue para você e fale que você não vai conseguir, se empenhe enquanto seus "adversários" estão descansando e não pare enquanto não alcançar seus objetivos pois um homem sem sonhos e objetivos não é ninguém.
E você, qual sua próxima meta para alcançar seu objetivo? Já parou para pensar nisso hoje?
Se você gostou deste texto, compartilhe!!!!
Sócio: AlthisProBusiness; Althis Soluções em Negócios, Althis Finance e UM Marketing e Eventos;
2 a👏👏👏
Coordenador de Projetos
5 a👏👏👏🔝show!
Gerente de Contas Estratégicas | Key Account Manager
7 aGrande Danilo! Há quanto tempo amigo.. Muito bacana o artigo! Parabéns pelas conquistas e por traduzir suas experiências em ensinamentos encorajadores! Desejo muito sucesso pra você! Forte abraço!
Engenheiro Especialista, Consultor Técnico, Palestrante Técnico / Motivacional e Mentor de Carreira, Projetos e Funções.
7 aMeu querido "Danilo Milo"!!! Você me emocionou com seu relato. Conhecendo vc como Engenheiro e como aprendiz, diria que sua maturidade chegou num pódio. Estou muito orgulhoso de vc e honrado de ter feito parte do mesmo time no passado recente. Parabéns pela tua extreme evolution.
Gerente de Segmento | Marketing | Desenvolvimento de Negocios
7 aMuito bom! Não importa a área: o sucesso vem pra quem se dedica! Ótimo texto!