A definição de sucesso aos 30 anos - será que cheguei lá?
Se pedisse aos meus amigos que voltassem no tempo e lembrassem como eles acreditavam naquela época que estariam em 10 anos, imagino que as respostas seriam as mesmas ou muito parecidas com as minhas. Com meus 20 e poucos anos, quase me formando na faculdade, eu acreditava piamente que aos 31 estaria com a vida resolvida, duas pós graduações no CV, passagem por grandes empresas, apartamento, carro, família construída e no planejamento próximo, o primeiro filho.
Nenhuma das minhas previsões de futuro se consolidaram (ou pelo menos, não ainda!). Quando parei para pensar sobre o assunto, uma questão ficou no ar: ‘mas calma! Eu quero que tudo isso aconteça? Ou fiz alguma coisa para isso acontecer?’
Refletindo um pouco mais sobre a questão, percebi que meus jovens desejos de futuro eram pautados na realidade dos meus pais e que não condiziam mais com o contexto mundial que vivemos e muito menos com o futuro que nos espera. E claro, para me salvar da frustração que essa constatação poderia trazer, também não condiziam, em boa parte, com o que eu queria/quero pra mim.
Não tenho pós graduação
Após me formar na faculdade, não conscientemente, nunca me interessei em procurar uma pós graduação. Ao invés disso, me joguei de cabeça em trabalhos voluntários, onde eu aprendi o que nenhum MBA ou pós me ensinariam com toda certeza: aprendi na prática sobre liderança, gestão, engajamento e mobilização de pessoas, oratória, comunicação… e a lista poderia seguir infinita. Passado algum tempo, poderia mais uma vez ter me especializado em algo. Mas optei por cursos livres e tive a oportunidade de aprender por projetos - algo muito mais conectado com o tipo de educação que acredito que faz sentido e que vai imperar no futuro.
Nunca trabalhei em uma grande empresa
Ao invés das multinacionais sempre trabalhei em start ups. E sou muito realizada nesse mundo meio louco mas com desafios e conquistas constantes que compensam as noites mal dormidas. Trabalhar em empresas em rápido crescimento me deu a oportunidade de me sentir um pouco empreendedora - pois é isso que a equipe precisa ser quando os desafios são gigantes e o valor destinado ao investimento de comunicação e mídia é inversamente proporcional à meta audaciosa que somos desafiados a alcançar. Nesse tipo de organização (ou pelo menos nas que tive a oportunidade de trabalhar) foi e é muito importante o espaço que temos pra criar, testar, errar, aprender e crescer sempre! A recompensa está em ver o negócio crescer e prosperar e conseguir ver como a sua contribuição foi importante nesse processo.
Moro de aluguel
Não tenho apartamento próprio, e sinceramente nem sei se quero ter um dia. É verdade também que, diferente dos meus pais que aos 29 anos compraram o apartamento que morei minha minha infância e juventude, eu hoje não teria condições de ter um se assim quisesse. Não por isso, sinto que fracassei. Sei que os tempos são outros. E estou bem feliz com meu apartamento alugado. De toda forma, mesmo quando penso no futuro, fico refletindo se apartamento é um bom investimento. Ainda não tenho certeza. Mas tendo a acreditar que não.
E não tenho carteira de motorista
Carro? Oi? Nem carteira de motorista eu tenho. E sinceramente não tenho NENHUM interesse/ vontade/ necessidade de ter um. Não vejo sentido em optar pelo stress no transito, quando consigo ler/ dormir/ trabalhar enquanto pego meu ônibus matinal a caminho do trabalho. Tenho percebido que essa não é uma questão pessoal. Tenho alguns amigos que venderam seus carros e passaram a ir de bike, uber ou transporte público para o trabalho ao perceber que estavam jogando tempo, dinheiro e energia no lixo. É óbvio que para isso, escolher bem o local onde morar, faz toda diferença para ter qualidade de vida. (E ainda bem que posso fazer essa escolha!)
Os planos mudaram (ainda bem!) e mesmo que não tenham saído como imaginei lá atrás, tenho a certeza que estou no caminho, em constante construção/ mudança / evolução, que acredito e que me faz feliz!
Mas o que é felicidade mesmo? Pauta pra outro dia…
Engenheira de Serviços (Pós Vendas) @DAF Caminhões Brasil
6 aQue reflexão excelente
Architect, Designer of Learning Organizations, Design Thinker and Facilitator
6 aFicou muito bom Analú! Gostei muito!
Marketing Coordinator at Luggo | MRV&CO | Real State | Multifamily
6 aO mundo mudou muito em pouco tempo e, exatamente como vc, também tinha vários planos que tomaram outros rumos... e deram lugar para outros novos.
Ceramista | Relicário Cerâmica
6 asua linda <3
Cultura | Experiência e Engajamento | Desenvolvimento | Comunicação | Diversidade | Performance
6 agatíssima! arrasou! <3 escreva mais mais mais!