Departamento (im)Pessoal - O que preciso saber sobre ele?
O que é o Departamento Pessoal? E o que eu como funcionário preciso saber dele?
Percebo que a maioria das pessoas não sabem que ele é o setor responsável por cuidar do colaborador desde sua entrada até sua saída, além de realizar os procedimentos de acordo com as normas e leis vigentes. Ele apenas segue as regras, não as cria.
Independente da sua forma de trabalho (autônomo, CLT, etc), é interessante que entenda como a empresa funciona e buscar orientações sempre que necessário junto ao setor.
Geralmente ele está à postos para atender o colaborador e orientá-lo do que deve ser feito de acordo com sua demanda, de forma legal e competente aos demais órgãos. Mas de onde ele tira essas orientações?
Na ordem:
- Constituição Federal (antes de sermos profissionais, somos cidadãos);
- Consolidação das Leis do Trabalho (atualmente, nossa famosa e tão comentada CLT);
- Ministério do Trabalho;
- eSocial - Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas;
- Sindicatos da categoria (a favor do funcionário);
- Sindicatos patronais (a favor da empresa);
- Contabilidade (interna ou externa);
- Jurídico (interno ou externo);
- Normas e Regras internas da Organização (instituídas pela empresa).
E diversos outros órgãos que podem ser envolvidos como associações e outros, dependendo do segmento.
Vou explicar nos próximos textos sobre cada um, mas perceba que as Normas e Regras da organização, não são menos importantes, mas vem por último, pois até mesmo para criá-las, a empresa precisa respeitar as leis competentes.
Sendo assim, o Departamento Pessoal é uma área extremamente burocrática, formal e, na maioria dos casos, não cabe a flexibilidade.
O profissional que vai atuar nessa área deve ter as competências técnicas necessárias, além de acesso aos fornecedores chave do processo: contabilidade, jurídico e demais órgãos. Ele deve ser o mais impessoal possível, atuar em prol da empresa e dos empregados ao mesmo tempo, de forma correta, ética e profissional.
Este texto também está disponível no meu Blog.