Departamentos Jurídicos - Os mocinhos da vez!

Departamentos Jurídicos - Os mocinhos da vez!

Em meus anos no mercado jurídico, sempre tentei acompanhar as evoluções continuas do setor, ficando atenta as tendências da área.

E nestes últimos dois anos, tribulados, diga-se de passagem, tenho observado mudanças significativas em um departamento que, no passado, era considerado apenas um custo, mas que está se transformando em um dos maiores idealizadores de soluções das empresas. 

Falo aqui dos Departamentos Jurídicos, que em sua maioria, estão saindo de bandidos para os mocinhos da vez.

Através de uma analise clara e efetiva de dados, os Departamentos Jurídicos conseguem atender as grandes expectativas as empresas, qual seja, a prevenção de custos e a mitigação de passivos. É sair da tratativa do problema para evitar a causa

Além disso, a identificação dos pontos vulneráveis da empresa permite a elaboração de propostas estratégicas e de alto impacto, tornando o Departamento Jurídico o maior aliado na tomada de decisões.

Para isso, é necessário entender a importância de ser estratégico e de que nada adianta ter informações se não houver uma análise precisa e efetiva.

Você que é gestor jurídico, pergunte-se:

• Como o Departamento Jurídico pode debater com a alta gestão o seu orçamento sem que antes seja definido o que esse conjunto estratégico terá que alcançar? 

• Como estabelecer metas para as equipes e para cada um de seus integrantes? 

• Como estabelecer indicadores e verificar o cumprimento de metas, sem antes saber com a maior clareza possível o que a empresa espera e precisa dele no período?

• Como ter uma visão real dos seus prestadores de serviço?

• Como reduzir os custos do departamento?

• Como ter mais controle, segurança e confiabilidade nas informações?

• Como transformar as informações no sistema em Estratégia de Prevenção e Solução? 

O papel da consultoria que venho desenvolvendo em alguns dos maiores departamentos jurídicos do Brasil e escritórios de Advocacia, é ajudar a responder as perguntas listadas acima. E a trazer o destaque e valor que o Departamento Jurídico merece. 

Reduzindo o trabalho administrativo dos advogados e custos, aumentando a produtividade e auxiliando com relatórios inovadores de Business Intelligence, é possível tornar o Departamento Jurídico um setor estratégico que agrega valor à corporação.

E o seu departamento? Está dentro das tendências? O que está fazendo para se tornar estratégico hoje?



Jordana Pousas

Advogada | Mestranda em Direito pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Direito da UFMG

5 a

Excelente! Valoriza a importância da nossa atuação! 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos