Desafio linkedin 2018
No início do ano, eu coloquei um desafio para mim mesmo de tornar o meu linkedin ativo em 2018.
Porque eu fiz isso?
Porque entendi que para a minha empresa a TroposLab, era importante que os sócios fossem reconhecidos como referências na área. E porque entendi que mesmo fazendo ótimos projetos que mudavam o ecossistema, era preciso contar para o mundo esses resultados.
No início do ano me coloquei dois desafios:
- Escrever um artigo por semana
- Postar todos os dias úteis do ano
Já adianto que não consegui.
Mas nem por isso considero uma que fracassei. Embora não tenha conseguido 100%, consegui os seguintes resultados:
- Consegui escrever 33 artigos (63% da meta)
Os dois que mais fizeram sucesso foram:
A vida (de startup) começa aos 40
Lista das Aceleradoras do Brasil
- Consegui fazer 234 publicações (92% dos dias úteis do ano). Todas gerando likes e muitas com comentários.
Mas menos importante do que números estão os resultados não planejados dessa jornada.
- Aprendizado contínuo
Ao me colocar o desafio de escrever um novo artigo cada semana eu precisei pesquisar sobre muita coisa. Cada novo artigo virou um novo aprendizado para mim.
São quase 3 temas novos que eu precisei pesquisar todos os meses.
- Update de mercado
Postar algo relacionado a startups e/ou a inovação todos os dias não é fácil, para facilitar esse processo crie google alerts sobre essas palavras. Quase todos os dias via uma lista de links para garimpar notícias interessantes o suficiente para serem compartilhadas, quando não dava cavava nos vários grupos de startups que participo.
O resultado?
Consegui estar atualizado como nunca estive em relação ao ecossistema. A necessidade de postar me forçou a ler notícias sobre meu mercado todos os dias
- Ativação de relacionamentos
Inevitavelmente você começa a impactar algumas pessoas quando tem um volume de postagens. E vejo que esses impactos aconteceram de diferentes formas:
Antigos e atuais clientes que fazem parte da minha rede, souberam melhor o que a TroposLab faz, gerando inclusive algumas propostas de clientes antigos que não "lembravam" que poderíamos ajudá-los em algum projeto.
Reforço do relacionamento dos projetos em andamento. É muito comum entre as minhas postagens fotos, vídeos ou textos sobre as grandes entregas, isso tem nos aproximado muito do cliente que vê que temos o mesmo orgulho que ele pelos projetos.
Criação de novos relacionamentos. Costumo dizer que meu linkedin não é meu, já que tenho muitos contatos que nem conheço por aqui, e já esperava que minha rede de contatos aumentasse esse ano. Aumentei cerca de 50% do número de seguidores (chegando a quase 3.000 hoje) < Nada absurdo eu sei >. Mas o que eu não esperava era que essas postagens me trariam reuniões de potenciais parceiros, fiz algumas reuniões em 2018 com pessoas que conheci única e exclusivamente por causa do linkedin.
Gostei muito dessa experiência, e esse ano devo continuar no mesmo ritmo, mas já fico pensando, como evoluir e aprender coisas diferentes esse ano?
Revisão Textual | Consultoria Linguística | Docência Superior
5 aPedro, publicar no LinkedIn gera mesmo aprendizado, pois é um ato que favorece a realização de pesquisas, leituras e reflexões!