Desafio linkedin 2018

Desafio linkedin 2018

No início do ano, eu coloquei um desafio para mim mesmo de tornar o meu linkedin ativo em 2018.

Porque eu fiz isso?

Porque entendi que para a minha empresa a TroposLab, era importante que os sócios fossem reconhecidos como referências na área. E porque entendi que mesmo fazendo ótimos projetos que mudavam o ecossistema, era preciso contar para o mundo esses resultados.

No início do ano me coloquei dois desafios:

  1. Escrever um artigo por semana
  2. Postar todos os dias úteis do ano

Já adianto que não consegui.

Mas nem por isso considero uma que fracassei. Embora não tenha conseguido 100%, consegui os seguintes resultados:

  • Consegui escrever 33 artigos (63% da meta)

Os dois que mais fizeram sucesso foram:

A vida (de startup) começa aos 40

Lista das Aceleradoras do Brasil

  • Consegui fazer 234 publicações (92% dos dias úteis do ano). Todas gerando likes e muitas com comentários.

Mas menos importante do que números estão os resultados não planejados dessa jornada.

  • Aprendizado contínuo

Ao me colocar o desafio de escrever um novo artigo cada semana eu precisei pesquisar sobre muita coisa. Cada novo artigo virou um novo aprendizado para mim.

São quase 3 temas novos que eu precisei pesquisar todos os meses.

  • Update de mercado

Postar algo relacionado a startups e/ou a inovação todos os dias não é fácil, para facilitar esse processo crie google alerts sobre essas palavras. Quase todos os dias via uma lista de links para garimpar notícias interessantes o suficiente para serem compartilhadas, quando não dava cavava nos vários grupos de startups que participo.

O resultado?

Consegui estar atualizado como nunca estive em relação ao ecossistema. A necessidade de postar me forçou a ler notícias sobre meu mercado todos os dias

  • Ativação de relacionamentos

Inevitavelmente você começa a impactar algumas pessoas quando tem um volume de postagens. E vejo que esses impactos aconteceram de diferentes formas:

Antigos e atuais clientes que fazem parte da minha rede, souberam melhor o que a TroposLab faz, gerando inclusive algumas propostas de clientes antigos que não "lembravam" que poderíamos ajudá-los em algum projeto.

Reforço do relacionamento dos projetos em andamento. É muito comum entre as minhas postagens fotos, vídeos ou textos sobre as grandes entregas, isso tem nos aproximado muito do cliente que vê que temos o mesmo orgulho que ele pelos projetos.

Criação de novos relacionamentos. Costumo dizer que meu linkedin não é meu, já que tenho muitos contatos que nem conheço por aqui, e já esperava que minha rede de contatos aumentasse esse ano. Aumentei cerca de 50% do número de seguidores (chegando a quase 3.000 hoje) < Nada absurdo eu sei >. Mas o que eu não esperava era que essas postagens me trariam reuniões de potenciais parceiros, fiz algumas reuniões em 2018 com pessoas que conheci única e exclusivamente por causa do linkedin.

Gostei muito dessa experiência, e esse ano devo continuar no mesmo ritmo, mas já fico pensando, como evoluir e aprender coisas diferentes esse ano?



Adelane Rodrigues

Revisão Textual | Consultoria Linguística | Docência Superior

5 a

Pedro, publicar no LinkedIn gera mesmo aprendizado, pois é um ato que favorece a realização de pesquisas, leituras e reflexões!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos