Desafios Challenge FIEMG Lab 4ª Jornada
Hub de inovação aberta entre startups indtechs e indústrias do Brasil.
Com o propósito de acelerar o futuro da indústria para o aumento da competitividade, por meio da inovação aberta com startups, o FIEMG Lab possibilita o desenvolvimento econômico no ecossistema de inovação para empreendedores e indústrias.
O hub é uma iniciativa pioneira do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), no âmbito da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Juntos, acreditam na relação impactante entre startups e indústrias como agentes para a construção de uma nova economia, próspera e abundante.
Ontem, na segunda edição do Showcase Challenge, a SVA Tech SmartVision / Detecção Automatizada foi premiada pela solução inovadora de detecção de materiais por vídeo analítico.
A SVA Tech SmartVision / Detecção Automatizada provou ser capaz de detectar, por vídeo analítico, cargas de carvão extraídas de mata nativa.
Esta solução vai ajudar a Gerdau controlar a extração ilegal de carvão de mata nativa e cumprir com seu valor para o desenvolvimento sustentável da indústria da mineração.
Importante destacar que programa prevê que as startups selecionadas para o programa consigam, em um curto prazo (de forma ágil), desenvolver soluções para hipóteses levantadas pela indústria como desafios à serem superados.
Assim, por meio de provas de conceito, as startups são desafiadas à encontrarem alternativas, soluções e respostas aos desafios lançados de forma inovadora, tecnológica e sustentável.
Recomendados pelo LinkedIn
Sobre o desafio:
A Gerdau utiliza o carvão vegetal, também conhecido como biorredutor, para abastecer 3 de suas usinas em Minas Gerais: Barão de Cocais, Divinópolis e Sete Lagoas.
Parte do carvão vegetal utilizado pela empresa é comprada de fornecedores externos, isto é, não são de produção própria. O carvão vegetal preserva em sua estrutura física características anatômicas da madeira que lhe deu origem, tornando possível a sua distinção. Sendo assim, é possível identificar a natureza do carvão vegetal.
É importante ressaltar que a Gerdau somente realiza compra de carvão vegetal de madeira de floresta plantada e que, periodicamente, a Gerdau fiscaliza os fornecedores externos verificando in loco a área plantada, assim como toda a documentação e certificação necessária e exigida para garantir a procedência. O desafio parte do compromisso da Gerdau em excelência e superação com os seus tratados ESG.
Ao entrar na usina, a carga de carvão vegetal passa por uma série de etapas que ocorrem em um curto espaço de tempo como, verificação de documentação e certificação, pesagem, determinação de volume, densidade, umidade até ser descarregada nas mesas basculantes e transportada em correias até os estoques.
O desafio buscou uma ferramenta de monitoramento em tempo real para a classificação da carga do carvão vegetal recebido na unidade da Gerdau em Divinópolis, proporcionando mais agilidade ao processo.
E você, tem algum case de sucesso? Fala com a gente aqui nos comentários.