DESAFIOS DO CENÁRIO ATUAL ENFRETADO PELO PROFISSIONAL DE RH.
O ano de 2020 foi e ainda está sendo de grandes desafios, incertezas, medos e transformações para as pessoas, famílias e empresas. Desde final de fevereiro quando houve a primeira confirmação de caso de coronavirus no Brasil, começou a se especular quais ações seriam fundamentais e inevitáveis para a contenção desse vírus.
A sociedade precisou adotar de imediato medidas de distanciamento social na tentativa de frear a propagação do vírus, adaptando-se assim, a uma nova realidade. Estamos falando de algo recém descoberto, com algumas incertezas no que diz respeito ao tratamento e prevenção. Passamos a viver observando pessoas diagnosticadas ou com suspeita da doença, tendo que ficar isoladas; pessoas próximas – familiares ou colegas de trabalho, mesmo que ainda sem apresentarem sintomas, por terem tido contato, precisaram passar por isolamento como forma de prevenção. Saídas a estabelecimentos, somente essenciais como supermercados e farmácias passaram a ser controlados, pois apenas um membro da família poderia adentrar aos estabelecimentos. Muitas empresas que tinham como segmento atividades não essenciais precisaram ser fechadas fisicamente; além do redobramento na higienização pessoal, de produtos e objetos nas residências, transportes coletivos e empresas.
Quando focamos esse cenário ao mundo organizacional, visualizamos empresas, principalmente profissionais de RH se questionando os impactos reais da pandemia – tempo e custos; como se adaptar a esse momento para enfrentar a covid-19, visando garantir a saúde física e mental dos colaboradores, além da saúde financeira da organização. A equipe de RH precisou ser mais atuante estrategicamente, estando sempre atualizados sobre as demandas para resolutiva desse cenário, priorizando o bem estar dos colaboradores e capacitando líderes para atuarem da mesma forma. Ações de conscientização; informação de prevenção; acompanhamento e atendimento de casos suspeitos e confirmados; suporte para adaptação a modalidade home office; e a confiabilidade do clima organizacional, são algumas atividades que se tornaram rotina dentro das organizações.
A modalidade home office foi algo transformador para muitas empresas, principalmente para aquelas que tinham em sua cultura uma visão rígida de confiabilidade no desenvolvimento de atividades dos colaboradores. Além da questão estrutural que precisou ser dada a cada colaborador para que pudesse executar suas atividades fora da empresa; a capacitação dos líderes; utilização de ferramentas online, reuniões virtuais foram saídas encontradas para o desenvolvimento desta modalidade.
A utilização da tecnologia nesse momento de transformação foi algo ainda mais enriquecedor, pois o avanço digital já era algo inerente nas organizações, no entanto percebemos o quanto se tornou uma peça chave para estratégias das empresas. Por meio da tecnologia o RH pôde oferecer aos seus líderes formas de gerir, monitorar e até mesmo avaliar equipes a distância. Podemos citar como exemplo, a marcação de ponto, na qual por meio de aplicativos de geolocalização, é possível o colaborador registrar sua jornada e validação das informações com segurança.
O cenário atual também gerou alto nível de ansiedade aos colaboradores devido as incertezas e acontecimentos em muitas outras organizações: o medo do desemprego, contrato suspenso, ou até mesmo de não se adaptar ao trabalho remoto, fizeram com que o RH assumisse ainda mais o papel de mediador para amenizar futuros impactos diante do cenário atual, priorizando que a comunicação se tornasse ainda mais transparente entre a gestão e os colaboradores, com objetivo de alinhamento do que se teria a seguir.
Assim o dinamismo dentro do RH, buscando aprofundar conhecimento, aperfeiçoar seu atendimento, sendo necessário consultas jurídicas e fontes legais, para melhor conduzir as ações a serem tomadas, visando manter a equipe unida, alinhada e produtiva, foram e estão sendo utilizadas pelas organizações para driblar nesse momento.
Dessa forma, para a área de gestão de pessoas o principal impacto diante do cenário atual foi proporcionar a aprendizagem, tanto para a gestão quanto para os colaboradores. Estar mais próximo, sem ser fisicamente, desenvolver senso de empatia e colocar-se a disposição do outro, estando atrelado ao desenvolvimento da produtividade e alcance da eficiência diante da concorrência do mercado.
Nutricionista
4 a❤️