Desafios do mercado do Diesel

Desafios do mercado do Diesel

Desafios do Empreendedorismo

Não é de hoje que empreendedores e empresários do seguimento de transporte rodoviário brasileiro tem o desafio em redução dos custos logísticos e nos veículos leves, semi-pesados e pesados. O óleo diesel é um dos maiores custos, como também os pneus e motoristas destes equipamentos. O tempo perdido dos motoristas, desgastes dos pneus e outros componentes para ir e vir nos postos de combustíveis, passam despercebidos por gestores de frotas que quebram cabeça para melhorar e aprimorar a produtividade dos veículos e elevar a qualidade das operações logísticas de nosso país.

Os modelos atuais de abastecimentos para estes veículos são basicamente os postos distribuidores de combustíveis ou aquelas empresas que tem em seu pátio um sistema de abastecimento próprio.

Possuímos uma política de preços para combustíveis alinhada ao preço de Paridade Internacional (PPI), que é formado pelas cotações internacionais mais os custos que importadores teriam, como transportes e taxas portuárias. O mercado brasileiro de combustíveis é aberto à livre concorrência, o que dá liberdade às distribuidoras para importar os combustíveis. O preço também considera uma margem que cobre riscos como a volatilidade do câmbio e dos preços segundo site da Petrobrás.

Composição de preços do diesel no Brasil

Cada vez que um motorista abastece o seu veículo com óleo diesel, no Brasil, cerca de metade do preço final pago por cada litro corresponde à parcela cobrada pela Petrobras em suas refinarias. Atualmente, a companhia responde por 55% do preço cobrado aos consumidores, os outros 45% são compostos por impostos, margens de revenda e adição obrigatória do biodiesel – que é mais caro que o diesel.

Distribuidora/Revenda 15%

Biodiesel 06%

ICMS 15%

CIDE, PIS/PASEO E COFINS 09%

PETROBRÁS 55%

FONTE: PETROBRÁS

Desafios do mercado de diesel

Com a baixa de consumo que ocorre em meio a derrocada das cotações internacionais do petróleo e seus derivados, produzido pelo impacto do COVID-19 em nosso planeta sobre a demanda global, e uma guerra comercial entre Sauditas e Russos pelo mercado desta commodity, estamos vendo uma tentativa de disruptura no mercado energético fóssil, e como consumidores podemos ganhar com valores melhores do diesel no Brasil.

Como já comentado, temos uma normativa da ANP-AUTORIZAÇÃO 6. Processo nº 48610.220691/2019 - Proposta de Ação nº 0923/2019 - SDL Assunto: Pedido de autorização excepcional ao exercício de atividade de revenda varejista fora da conformidade com o regramento vigente - RANP nº 41/2013 Relator: Diretor Felipe Kury

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos