Desafios Docentes na Era Digital

Desafios Docentes na Era Digital

Internet wi fi, ferramentas de busca rápida, smartphones, dispositivos portáveis inteligentes como smart-wacthes e agora aplicativos de inteligência artificial. Os recursos tecnológicos evoluem tão rápido ....É tanta novidade que quando aprendemos usar uma...já vem outra ! Como nós professores conseguimos criar aulas envolventes com um público que já nasceu na era digital ?


Este público, não possui memória de entretenimento e lazer de modo off-line, isto é, jogos de tabuleiro, brincadeiras em grupo, o que justamente a escola pode oferecer e onde eles se desconectam do modo online . Esta questão mobiliza professores e instituições de ensino a fim de contemplar uma demanda já existente a educação 4.0, a qual alinha o processo de ensino e aprendizagem com recursos digitais preparando para um futuro incerto, já que não se sabe exatamente quais as relações iremos estabelecer nos próximos 30 anos na família, na escola ou no trabalho. Para lidar com a educação 4.0, o corpo docente precisa se aproximar do contexto tecnológico dos seus alunos e realizar cursos de atualização e formação continuada para compreender quais estratégias didáticas utilizar para que os alunos sejam atraídos por aulas e atividades com recursos mais modernos e que exigem a participação ativa dos estudantes.

Além disso, a questão da avaliação precisa ser repensada em formatos diferentes das avaliações escritas tradicionais para estimular os alunos a demonstrarem os conhecimentos adquiridos sem fazer cópias dos colegas ou de outras fontes. O cenário da pandemia trouxe para o contexto da educação a preocupação de toda comunidade escolar, pais, alunos e principalmente professores ao repensar como atuar diante de problemáticas de ensino e aprendizagem inusitadas e sem resoluções definitivas.

Além disso, não se pode negar que, mesmo com prejuízos à educação com as medidas de saúde decretadas pelo governo devido à pandemia de Covid-19, ainda conseguiu-se uma certa movimentação da comunidade escolar acerca dos avanços da tecnologia no campo da educação, o que pode aproximar mais o professor do aluno e vice-versa.

Finalmente, é primordial unir a necessidade de diagnosticar as defasagens da aprendizagem e estratégias para superá-las com o uso das tecnologias digitais a fim de promover a educação 4.0, típica do século XXI.

Reflexão ação Reflexão... e Paulo Freire no rolê ...

Yuri Alexander Michelutti Machado

IB DP and MYP Math/Physics Specialist Teacher

7 m

Interessante e importante reflexão, Anna!

Camila Valcanover

O resultado do seu trabalho é o sonho de alguém. Professora, pesquisadora, formadora de professores.

7 m

Reflexões importantes, Anna Carolina! A formação docente, inicial e continuada, precisa estar atenta às demandas!

Soraya Maciel

Planejamento Financeiro | Especialista | Coordenadora | Finanças

7 m

Uma preocupação que tenho com a Educação 4.0, além de conseguir atrair o interesse dos alunos, é que, no mundo online, há uma abundância de informações, muitas delas equivocadas. Me pergunto se os alunos estão realmente preparados e sendo orientados a desenvolver um olhar crítico sobre tudo que está disponível. Estou há muito tempo afastado do ambiente escolar e não tenho contato com crianças e adolescentes em idade escolar, mas imagino que o ensino tradicional não está preparado para lidar com esse fluxo tão rápido e acessível de informações. Esse é um grande desafio para os professores: não apenas adquirir "ferramentas" para atrair a atenção dos alunos, mas também desenvolver estratégias para estimular ainda mais o pensamento crítico dos estudantes. Tenho uma enorme admiração pelos professores. Os desafios para exercer um bom trabalho são grandes!

Nathalie Vilarrubia

Professora de inglês de Fundamental I e II

7 m

Gostei!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos