Desafios e dificuldades de uma pequena indústria no Brasil.
Dentro de um cenário nada otimista, sobreviver é um desafio imenso para qualquer ramo de atividade. Para a indústria é ainda maior, pois vem sendo sufocada pelas politicas adotadas pelo Governo atual e seus antecessores e concorrentes estrangeiros. O que dizer então de uma empresa que nasce em plena crise. Quais as dificuldades que se enfrenta para constituir uma nova indústria? São várias, não é o processo burocrático de abertura o maior vilão, mas sim a estruturação da empresa. Itens como lei de zoneamento, licença ambiental, abertura de crédito em bancos, fornecedores e o mais desafiador de todos, ocupar um espaço no mercado. Estes são também os principais motivos de " morte" prematura das empresas.
Ao pensar em abrir uma empresa, lembre-se de todos os detalhes necessários para torna-la operacional, procure traçar objetivos e métas. Todos setores da empresa são importantes e devem funcionar em harmonia. O tempo de maturação da empresa é muito importante e tem que ser feito com muito cuidado, empreender é correr riscos calculados. Ter recursos financeiros para atravessar este período é muito importante, pois inicialmente assim como um recém nascido, a empresa vai precisar de recursos que a permita crescer e caminhar de forma saldável e independente. O planejamento também é muito importante para tornar os objetivos e métas em realidades.
Muitos empresários de sucesso tem alguns pontos em comum, determinação, trabalho árduo, ousadia e muita fé e este é o caminho que tenho trilhado. Não se deixe abater pelas dificuldades, pois elas são o combustível da superação e do sucesso.