DESAFIOS NA GESTÃO DE EMPRESAS DE SERVIÇOS
Conheça o mercado, quais são os nichos importantes, as deficiências e carências do mercado, o que o cliente quer, quais são as oportunidades de vendas.
Empresas investem tempo e dinheiro em muitos recursos (equipamentos, infra-estrutura, sistemas, marketing, publicidade, tempo dos colaboradores, reuniões, etc), entretanto, investem muito pouco na comunicação interna.
No mercado de serviços é fundamental ter diferenciação nas vendas e entregas dos serviços. É necessário criar ambiente de credibilidade e confiança com o Cliente. A fidelidade está relacionada diretamente na satisfação dos clientes.
O maior custo das empresas de serviços é a mão de obra, por isso é fundamental assegurar índice de produtividade acima da média do mercado. Em serviços o segredo é fazer mais com menos profissionais, consequentemente, o resultado final em custo será menor para o cliente e maior rentabilidade para a empresa prestadora dos serviços.
O desafio é ter processos, fluxos de trabalhos, procedimentos e indicadores de acompanhamentos eficazes e funcionais. A empresa precisa de profissionais competentes, capacitados e motivados.
Não é uma solução inteligente, contratar gente e inchar o quadro de pessoal para atender um contrato de serviços que acabou de ser fechado. Essa ação além de não resolver, pode piorar ainda mais a situação quando os processos internos são confusos e mal orientados.
Estar atendo aos detalhes dos principais processos da empresa faz toda a diferença. Observe como os clientes são abordados pela sua equipe de vendas; como é realizado o atendimento de um cliente já conquistado. Lembre-se que são os pequenos detalhes fazem toda a diferença. O Antigo ditado já dizia “ não tropeçamos em montanhas e sim em pequenas pedras”.
Elabore o Plano de Negócios, detalhe o planejamento estratégico, os objetivos e metas a serem conquistadas. Acompanhe os principais indicadores (faturamento, despesas, resultado, rentabilidade, plano de vendas).
Contrate as pessoas certas e crie um ambiente de motivação contínuo, assegurando que a sua equipe alcance os objetivos.
Tenha ações de retenção de profissionais. A alta rotatividade impacta negativamente no ambiente de trabalho, elimina os conhecimentos internos, além de ser o principal agente destruidor da vantagem competitiva e diferenciais para as empresas de serviços.
Renato Bruno