Desafios para que uma INDÚSTRIA seja competitiva no mercado atual
Estamos constantemente noticiando informações ressaltando que as indústrias buscam mais produtividade, com maiores lucros e batendo metas com os recursos disponíveis.
Essa foi a forma que as organizações encontraram para se manterem ativas no mercado, porém não é o suficiente, visto que é preciso que a produção esteja em pleno funcionamento, com todo o maquinário funcionando bem, com confiabilidade e poucas falhas. E é aí que o setor da MANUTENÇÃO entra como protagonista principal.
Mas afinal, o que é manutenção?
Em curtas palavras pode-se dizer que nada mais é do que um conjunto de técnicas que objetivam manter um item em pleno funcionamento, reduzindo ao máximo a probabilidade de uma parada não planejada.
E quais os novos desafios?
No passado a manutenção do maquinário acontecia apenas quando o mesmo deixava de funcionar e deveria acontecer o mais depressa possível. Porém essa atitude não foi o suficiente para a garantia da máxima produtividade com qualidade e baixo custo.
Logo, surgiram estratégias dentro do setor, com o objetivo de manter o equipamento em funcionamento e disponível para a produção por um longo período de tempo. A preocupação deixou de ser exclusivamente com o equipamento e passou a ser com toda a empresa.
Atualmente, o profissional da manutenção necessita ter uma visão sistêmica do negócio, conhecendo a organização como um todo e entendendo que o desempenho de um afeta os outros. Além de ser conhecedor dos potenciais riscos de produção, é necessário ter espírito de equipe, gostar de encarar novos desafios, se atualizar frente aos novos métodos e tecnologias e por fim mas não menos importante, ter o dom de gerenciar pessoas.
Já ouviu falar dos profissionais "multiespecialistas"?
Sim, eles existem e são muito requisitados no mercado de trabalho. Um profissional "multiespecialista" é aquele que abrange um conhecimento em diversas áreas e não apenas na sua área de atuação, além de possuir qualidades voltadas para a resolução de problemas, gerenciamento, cálculos e outros requisitos.
Além disso, tal profissional sabe gerenciar e transmitir o seu conhecimento, para que toda a equipe esteja alinhada, conversando a mesma língua e executando a tarefa da mesma forma. Sendo assim, verifica-se que ter o conhecimento não é tudo, o importante mesmo é saber o que fazer com o conhecimento que lhe foi adquirido!
Publicado por: Ana Carolina Alves
#umpenaengenharia
Textos semanais e de qualidade.