Descobrindo a zona do DESconforto

Descobrindo a zona do DESconforto

Por que refutamos tanto sair da própria zona de conforto? Cada um de nós terá sua explicação, mas creio que boa parte das respostas indicarão ter ou acreditar ter uma boa situação de vida.

Mas é exatamente aí que mora o perigo, pois uma das duas únicas certezas da vida, é que mudanças sempre vão ocorrer com ou sem nosso consentimento. Partindo do princípio, que essa boa atual condição de vida o(a) faça uma pessoa feliz, não seria esse o momento perfeito para tentar expandir a sua zona de conforto?

Segundo o livro, O Poder do Hábito - de Charles Duhigg, um dos motivos que nos impede de sair da zona de conforto, é a necessidade que o nosso cérebro tem de automatizar funções para o melhor funcionamento do nosso corpo. Por isso, quando tentamos modificar algum hábito é tão difícil no início.

A zona de conforto também propicia a resolução de situações de maneira conhecida, sejam elas quais forem, de felicidade ou dor, o que torna nossas reações mais fáceis. Entretanto, permanecer nela te impede de buscar o novo. Neste momento reforço a pergunta, então porque não tentar expandir a sua zona de conforto, sabendo que as mudanças na nossa vida são inevitáveis?

Ao ser obrigado a sair da minha zona de conforto, dei ênfase apenas a parte boa da vida que levava, e me senti tentado a corrigir os chamados "gaps" para voltar a ela (acredito que a maioria faz a mesma coisa), porém aqui surgiu uma das melhores reflexões que fiz, e gostaria de compartilhar.

Entrando em terreno desconhecido, geralmente os primeiros sentimentos são negativos, não foi diferente comigo, mas aí me questionei por que aquilo poderia ser ruim? Fui transformando o sentimento em oportunidade positiva, e hoje entendo que quanto mais eu busco aprender coisas novas, mais eu modifico a minha zona de conforto, chegando a um ponto que não a reconheço mais, ou seja, lhe dei um novo nome, zona do DESconforto.

Nela, por decisão própria, me desafio a algo novo todos os dias, nem sempre consigo, nem sempre venço, mas cada vez fico mais preparado para mudanças que possam vir.

Passei a perseguir e fazer coisas que não achava ser para mim (escrever é uma delas). Hoje, dou mais valor a busca por conhecimento, acredito mais em mim, persigo meus sonhos sem me preocupar com opiniões alheias, e comecei a sentir o que Tony Robbins, em seu livro Desperte o seu Gigante Interior chama de ciclos do sucesso.

Passei a AGIR (ler mais, atividade física, dizer não a procrastinação), isso me trouxe RESULTADOS (fiquei mais ativo, fui descobrindo coisas que podia fazer), passeia a ACREDITAR que estou no caminho certo, aumentou meu POTENCIAL... esse início de ciclo virtuoso vem se repetindo na minha vida, e enxergando o bem que tem me feito, passei a querer mais da vida, em todos os campos, não só no profissional e financeiro, mas muito no pessoal. Passei a produzir ao invés de me ocupar.

Deixo aqui a reflexão para quem ler.

É muito mais fácil expandir seus limites, buscar aprender algo novo, quando está tudo bem, ao invés de esperar que vida te obrigue pela dor ou necessidade. Expandir quando está tudo bem é uma escolha, sendo assim, se pode decidir para que lado ir, ou que lado mudar.

Quando é pela dor, passa a ser uma mudança por reação, e neste caso, vem carregada com sentimentos/emoções, geralmente negativos, o que torna a mudança muito mais difícil.

Acredito que um dos pilares do sucesso, não é ser melhor que o outro ou um concorrente, mas buscar ser melhor do que a sua versão de ontem, correr atrás da sua melhor versão, o seu maior potencial.

A empolgação é passageira, a motivação é ativa, produtiva, nos faz sair do lugar, desafiar a zona de conforto, sendo assim, o que seria forte o bastante para te motivar a agir?

Espero que cada um encontre sua melhor versão, isso traz uma sensação de satisfação muito grande, te dá um sentimento de gratidão e realização plena.

Perfeito Emerson, uma excelente reflexão para nos fazer seguir adiante!

Anderson Marques

Gestão de Projetos e Governança em TI !

5 a

Boa, Emerson !!!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos