No descontrole do mercado, maior controle nas Empresas

Iniciamos a semana, visitando uma pequena empresa de tecnologia em produtos para edifícios e construções corporativas, uma das lideres do setor em que atua.

Seu CEO, competente e possuidor de um "know How" absoluto, junto com seus filhos, montou uma empresa, que de fato, gerava lucro, imagem de competência no mercado, bem como, satisfação entre seus colaboradores.

O problema é que com a retração de mercado, os lucros diminuiram uma proporção, que ninguém estava preparado e capitalizado o suficiente.

Poderia ser normal, tal situação, porem não era! Pedi uma reunião com o contador terceirizado da empresa, pedindo alguns documentos (balanços dos últimos 5 anos, lista de passivos tributários, e BINGO!!!, a declaração de IR dos sócios da empresa, onde encontramos, empréstimos "fictos" dos sócios a empresa, um CAOS!

Para nossa surpresa e decepção, acertamos novamente!! 

Lembram do um último artigo que postei, falando do princípio da identidade contábil?, pois é, lá estava ela novamente. Contas de financiamento de veículos de luxo, compra de materiais de reforma, passagens aéreas para férias de família, almoços de final de semana, etc 

Muito bem, fazendo uma conta simples, somamos todas as despesas (PF), dos 4 sócios da empresa, valores atualizados de veículos pagos pela empresa e de propriedade de um dos sócios, etc perfazendo nos últimos 5 anos 78% dos valores em abertos de ICMS, PIS, alem de 100% de FGTS em atraso.

Mais uma vez, fica demonstrado a total falta de informação e desconhecimento técnico de executivos, gestores e até mesmo contadores/controllers no item acima. A vontade de agradar a alta gestão, frente a ignorância presente nesta caso, impediu, nossa participação num projeto de saneamento e recapitalização, pois seus ativos totais ultrapassarão em muito seus passivos, contas de devedores duvidosos, ou melhor de receita não recebida nos últimos 5 anos era enorme, fontes de financiamento de curto e médio prazo com as portas fechadas, dado a inadimplência corrente.

Como última alternativa, vimos a chance de um "leasing back" (refinanciamento do imóvel)do prédio sede, para sanar os passivos, fato que foi negado no início de trabalho.

 

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de David Fernandes - MBA

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos