Descontruir para reconstruir | A vulnerabilidade como parte integral da evolução emocional.
É natural que em todo Janeiro já tenhamos esquecidos das nossas últimas promessas incontestáveis do mês de Dezembro, é assim para quase todo mundo, cerca de 80% das pessoas já tenham deixado para trás seus objetivos para entrar no ciclo do dia-dia, aquela correria em círculos que geralmente nos leva ao mesmo ponto, e tudo de novo, outra vez, acho que você sabe do que estou falando...
Semana passada tive a oportunidade de realizar a primeira palestra | Academia Experience - Rubens Sant´Anna | do ano, entre algumas já agendadas para o primeiro semestre de 2023. Foi uma experiencia fantástica, um grupo seleto de profissionais interessados em se desenvolver para desenvolver suas equipes, e aqui eu gostaria de fazer uma reflexão, já que só estamos em 18 de Janeiro de 2023:
Se pudéssemos, e você pode, fazer uma retrospectiva no tempo, Dezembro de 2021, e mergulhar de cabeça introspectivamente em toda sua história, doze meses, o que você diria para você mesmo como ponto de atenção do que você iria viver? | Deixe seus comentários abaixo | E só para relembrar, tínhamos expectativa da Copa do Mundo, eleições, covid, instabilidade e insegurança em todos os setores, um ano dito como diferente de tudo que já vivemos, mas acima de tudo tínhamos nossos planos futuros.
Sob o meu entendimento, Clóvis de Barros Filho , coloca de forma espetacular em suas palestras a definição de um "futuro próspero" ou "o que vida precisa ter para ser boa" através da mais sábia e atual filosofia: a definição de Platão que defendia que nossas realizações estão pautadas pela falta, desejo de possuir algo que não temos, amor pelo desejo do que não temos, mas quando temos não desejamos mais, quem nunca se sentiu assim? Por isso na minha opinião, a teoria das conquistas à moda de Platão se torna insustentável, entraremos em um saco sem fundo, só estaremos felizes quando conquistarmos algo, é assim para quase todos nós, não se preocupe o mundo nos condicionou para isso, essa seria como nossa lista de desejos em dezembro de 21.
Mas felizmente existem outras linhas de pensamento: Aristóteles propõe um segundo estado emocional que nos leva a um estado de felicidade chamado “Philia”, é amor por aquilo que já possuímos, é alegria pela presença de algo que já temos e não pela falta, é a felicidade pela família existente, pelo trabalho que tem, satisfação pelo ciclo de amizades e lugares que já conheceu, cheio talvez por um estado que considero próximo da nossa realidade; “gratidão”, palavra tão comum, mas usada algumas vezes para mostrar um falso senso comum de empatia por alguém ou algo que já possuímos. Para esse caminho de pensamento talvez nos falte consistência, pois somos gratos apenas quando conquistamos algo, a felicidade é curta, quase que uma “vírgula” para a próxima conquista (à moda de Platão).
E assim eu poderia encerrar esse artigo deixando apenas para sua decisão ou consenso de qual mundo buscamos ou seguimos. Mas aí você pode se perguntar se Platão propõe amor, desejo pelo que falta, Aristóteles pela alegria na presença, gratidão pelo que temos, qual dos dois tem a razão ? Deseje o que te faz falta, mas se alegre e seja grato pelo que tem, simples assim, sempre...
Recomendados pelo LinkedIn
Neste contexto, os seres mais evoluídos ainda podem dizer, “eu navego muito bem nesses dois mares”, mas ainda sinto falta de uma direção, um sentido, um propósito. Por isso acredito em uma terceira necessidade da existência, a dos grandes “filósofos” religiosos, e aqui não vou me arriscar a mencionar um em específico para que tenhamos a consciência das diversidades e crenças de cada. Mas o fato é que diante de tantas necessidades, tantos objetivos de vida, onde buscamos nos alegrar com nossas conquistas, e trazer bons reconhecimentos e promoções, ainda possui o sentimento que nada disso está fazendo sentido, pois mesmo desejando os objetivos do ano de 2023, e se alegrando por todas as suas conquistas de 2022, ainda falta algo.
" Se você pudesse voltar naquele tempo, o que faria diferente, sabendo agora de todos os resultados ? "
Dezembro de 2021 realizamos uma produção " Toda Conquista Importa " dedicado as histórias e o momento vivido de nossos colaboradores, entre linhas ele deixa claro a necessidade de um proposito diante das dificuldades que possamos ter ao longo de nossa jornada. Um ponto importante é que durante a produção e edição desse filme pude me conectar com a vulnerabilidade da falta de respostas das várias perguntas que faço neste artigo, deixando apenas a desconstrução como opção para seguir em frente.
Bom... Se você se permitiu chegar até aqui e não conseguiu achar todas as respostas, convido a descontruir para reconstruimos um novo ano, uma nova historia.
| deixe aqui seus comentários |
●Vendas ●Atendimento ●Metas ●Desafios ●Competitividade ●Pontualidade●Experiência WOW com clientes●Abordagens Ativa ●layout ●Pós Vendas ●Prospecção de Clientes.
1 aCaramba me surpreendi com a reflexão, e automaticamente as lágrimas escorreram rsrs... Muitas superações, resiliência e o significado de ressignificar. Com diria a mim mesmo, continue pois seus objetivos e sonhos só dependem de vc . Parabéns pela maturidade que conquistou, parabéns por acreditar em si e por acreditar que tudo é possível quando queremos.
Supervisor de Trade Marketing na Seven Trade Marketing | Certificações em Comunicação Profissional
1 aO que diria para mim: Continue firme não perca seu propósito. O que aprendi ao longo do tempo que felicidade é diferente de alegria; felicidade é estado, alegria é momento. Quando entendemos que a felicidade está nas pequenas coisas, como rir com a família, poder caminhar, poder respirar, poder enxergar, o simples ato de poder escolher o que se quer ser, ai descobrimos o que é felicidade. A alegria é um momento, um despertar cerebral de conquista que logo passa. Contudo, isso só entendemos quando encontramos nosso propósito; ele não precisa ser algo como achar a cura do câncer, ser diretor de uma empresa internacional, ser piloto de fórmula 1. O propósito pode ser simples e singelo, pode ser ajudar o filho a concluir a infância com saúde, poder ser a base estrutural da família, pode ser ajudar no bairro, poder ser também apenas um andarilho em busca de aventura. Mas quando descobrimos o propósito de vida, entendemos como ir, e como ir até ele. É isso que tento passar sempre para todos que me cercam, e assim dar a base e a calma de que seus objetivos e sonhos irão se realizar.
Operational Coordinator | Trade Marketing | Strategic management | High performance team leadership | Retail Communication and Marketing | Market intelligence.
1 aArtigo incrível Fábio, parabéns. O ser humano é muito complexo para ser analisado superficialmente, existem percepções distintas a serem avaliadas. Você colocou duas linhas de pensamentos de dois grandes filósofos tratando a vida de forma diferente. Um mostrando que a falta de algo, não conquistado, seria o combustível para a seguir em frente rumo ao seus objetivos e o outro grato pelo que já possui, pois isso já seria suficiente para continuar seguindo. Essas duas linhas de pensamentos iria criar um debate em grande escala onde cada um iria apoiar suas opiniões baseados em suas histórias de vidas. Quando nos referimos a liderança não podemos usar um molde e tentar encaixar cada liberado nele, essa frase, desconstruir para construir deve ser o ponto focal de cada líder, pois precisamos imergir em cada história de vida a fim de construir uma liderança inspiradora e em alta performance para cada um deles. Um dos passos que consegui entender nesses anos de liderança foi que devemos ter uma forma de olhar para cada liderado, pois são histórias diferentes e percepções distintas da vida onde devemos respeitar e transformar em insumo para uma liderança eficaz. Mais uma vez, parabéns pelo artigo e pelo debate.
Head of Growth na Omero | Especialista em Desenvolvimento de Novos Negócios e Relacionamento com Clientes
1 aMuito bom!
Supervisora
1 aTexto muito reflexivo. Diria a a Rute de 2021: Evite dizer sim a tudo e a todos. Crie sua rotina de produtividade. Não faça tudo de uma vez. Tenha sempre um plano B. Observe e modifique seus hábitos. Continue acreditando em pessoas, mas não se torne torne frágil agindo somente com o o coração, continue agindo com justiça, se respeite e acredite nas suas decisões.