Desempregado... e agora????

Desempregado... e agora????

Bateu um desespero! O que fazer? O que será da nossa vida longe da empresa onde já estávamos acostumados a trabalhar? Empresa onde já conhecíamos os processos, as pessoas...

Deparo-me com muitas pessoas que estão passando por essa situação nesse momento e todas tem um ponto em comum, a falta de planejamento e estratégia na busca da recolocação.

Pessoas que até pouco tempo eram obrigadas a planejar cada ação, se sentem perdidas quando o assunto é a sua própria vida, isso acontece comigo, com você, é normal! Vamos falar hoje sobre como vencer esse medo inicial e tomar as rédeas no planejamento da sua recolocação.

Confira as 7 Dicas infalíveis na busca da sua recolocação profissional

1 – Networking

Recorra ao networking, pessoas com quem você já trabalhou ou estudou. Esse relacionamento é muito importante e deve ser constantemente aquecido, as pessoas precisam se lembrar de você para ajudarem na recolocação.

2 – Planejar a Ação

Estabeleça horários para as suas atividades. Divida o seu dia em uma agenda de trabalho considerando horários para envio de cvs, contatos diretos, sites de buscas.

3 – Acompanhar da Ação

Elabora um relatório para acompanhamento, em Excel mesmo, considerando as quantidades diárias de cvs encaminhados diretamente/ vagas em sites/ indicações. Faça o mesmo considerando as vagas em que foi convidado para entrevistas. Esse acompanhamento irá te ajudar a entender se realmente está empregando bem o seu tempo.

4 – Atualizações

Aproveite esse tempo para se atualizar com o que o mercado exige para posições como a que procura. Com base nas vagas disponíveis no mercado, é fácil identificar o que precisamos aprender ou melhorar, use isso ao seu favor. Invista em você!

Existem muitos cursos online gratuitos que abrangem assuntos interessantes, muitas vezes cobrados pelas empresas.

5 – Gestão de Imagem

Li uma reportagem recente onde uma selecionadora comentava que havia adorado o cv de um determinado profissional, porém na entrevista ele não demonstrou energia suficiente. O que é essa energia?

Vamos lá, a selecionadora não te conhece, logo, você precisa demonstrar para ela o melhor sobre você, demonstrar o seu conhecimento e também a sua vontade de se recolocar, de trabalhar. Se você entra na entrevista com camisa amassada, sem maquiagem e apenas responde ao que ela pergunta, poderá passar uma imagem de falta de vontade e não é isso o que queremos correto!

6- Primeiro Encontro

Chegou a hora do seu primeiro encontro, a entrevista.

Você precisa se preparar para esse dia, precisa avaliar o seu currículo, pensar em projetos e trabalhos importantes que já realizou e como impactou positivamente para empresa. Você precisa ter claramente estabelecido como você pode contribuir em qualquer empresa em que estiver.

Estudo sobre a empresa, afinal você não sairia com qualquer pessoa certo?!

Use sempre a roupa adequada com a empresa, se é uma empresa de games você pode ir mais despojado, se é um escritório de advocacia social. Mulheres importante salto sempre, maquiagem, perfume suave, uma produção digna de um encontro.

E chegando lá??

Conte sobre você, sobre suas conquistas, sobre suas ambições e sobre o que deseja, quanto mais ela souber sobre você melhor ela conseguirá avaliar.

7 – Não deu certo e agora?

É o momento de reflexão.

Procure entender os motivos para a sua reprovação no processo. Faça a sua avaliação e busque pelo profissional que te entrevistou, isso irá te ajudar para os próximos processos. A experiência é sempre valida e quanto mais entrevistas você fizer melhor.

Amanhã é acordar cedo é começar o processo novamente.

 

 

Francisco Neudo

Sócio proprietário na OFERTÃO DO BRAS

8 a

Parabéns ótimas dicas

Maria Cecilia Amarante

Gestão e Consultoria Educacional de Ensino Superior

8 a

Olá, Mariana Prates! Seu artigo é magnífico! Adorei!!! 👏👏👏👏👏 Obrigada! Abraços da Maria Cecília Amarante.

Felipe Martins Raimundo

Recursos Humanos | RH Generalista | RH Humanizado | RH Ágil

8 a

Ótimas dicas, parabéms

Excelente Mariana Prates, adorei o artigo!

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outros artigos de Mariana Prates

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos