Desenvolvendo a cultura de Design no Arquivei: Imergindo
Legal, vamos continuar nossa conversa.
Após entender, mapear a expectativa, compreender a profundidade que o design é e deveria ser aqui dentro do Arquivei era necessário, começar a imergir na cultura local.
Vale ressaltar que a cultura você não cria mas sim desenvolve. Quase que "mudar" um "hábito" de uma criança, com insistência e compreensão ela se transforma, focando nos "novos ensinamentos".
Acho interessante falar sobre cultura porque é um assunto polêmico, principalmente quando olhamos para o mercado, as empresas usam cultura como algo que potencializa o interesse de candidatos, em tese, comercializamos cultura.
Uma coisa é clara para mim, cultura está nas entranhas da empresa e isso é muito diferente de valores escritos em papeis colados em paredes. Entenda: A cultura simplesmente acontece quando você mescla pessoas. Ela é o comportamento que esse grupo terá em situações cotidianas, como: Entender problemas, resolver conflitos e etc…
Por isso é correto dizer que o entendimento da cultura está atrelado em entender quem são as pessoas que fazem a empresa ser a empresa.
Se relacionando com pessoas
Sendo um pouco mais prático, o primeiro passo foi se misturar com as pessoas abstraindo áreas. É muito comum quando você inicia em uma nova empresa, se relacionar pontualmente com o departamento que está inserido, é mais confortável, mas precisávamos de um entendimento maior, então o trabalho foi expandir essa relação.
Com isso foi possível analisar o que as pessoas entendiam da empresa, quais eram suas responsabilidades, como atuavam diariamente e principalmente, o que pensavam sobre Design. E foram muitas descobertas.
Ok… mas não entendi qual a relação disso para com um departamento de Design.
Bom, esses textos relatam como estamos desenvolvendo uma cultura e não um departamento específico que apenas resolva problemas e passe para a frente, é algo muito maior. Além disso é importante ressaltar que o design é ligado diretamente a cultura e o desafio é fazer com que toda a organização esteja aberta a aprimorar as frentes para resoluções de problemas e esse foi o grande aprendizado.
Descobrimos que somos excelentes solucionadores de problemas, sejam eles em MKT, Inside, Costumer Success, Produto ou Engenharia, precisamos apenas ter contato com esses problemas e nos organizar.
Ou melhor: precisamos de facilitadores.
E é aqui que nasce o principal valor do time de Design do Arquivei, detalhe que para descobrir isso não tínhamos um time, mas sim, exploração/compreensão de problemas internos, em outras palavras: Imersão na cultura local.