Desenvolvendo meu Primeiro DashBoard no PowerBI

Desenvolvendo meu Primeiro DashBoard no PowerBI

Fala Galera !! Tudo bem com vocês ? Sou Eder Carvalho, Analista de Dados na saga de difundir o BI para a galera que ainda está começando. Fiz este post para mostrar o quanto é fácil você trabalhar com o Power BI e desenvolver seus propios DashBoard ou para empresa onde você trabalha. Então vamos lá! :)

1º Passo - Kd os Dados ???

Precisamos de dados ! Sim dados, mais não esses ai do Gif e sim dados contendo informações que iremos usar no nosso Dash Board, no nosso caso eu usei os dados do portal da Transparência do Estado Ceará que são aberto para consulta de qualquer pessoa. Caso você queira verificar vou deixar o link aqui em baixo, onde você pode baixar a base que iremos trabalhar. Existes algum outros locais que podemos adquiri dados públicos como IBGE e Portal da Transparecia Brasil, mas não se preocupe caso queira todo o projeto, posso disponibilizar, é só você deixar um like e o e-mail nos comentário :).

2º Passo - Instalação do Microsoft Power BI.

Neste segundo passo precisamos do Microsoft Power BI Desktop que você pode conseguir baixando a versão gratuita, no própio site do Power BI, é só clicar aqui powerbi.com que da certo!

Como o objetivo não é mostrar como instala a ferramenta, então espero que você já tenha um certa familiaridade com a instalação de programas, mais na boa, é muito fácil! depois que baixar é só next and next after Done! Caso ainda tenha dificuldade deixa o comentário que dou uma ajuda. Nesse post eu utilizo a versão em inglês, mas fique a vontade, no fim das contas iremos produzir o mesmo conteúdo.

3º Passo - Importar o CSV.

Já com tudo pronto, Power BI instalado e a base de dados baixada, vamos começar a brincar no bixin! Primeiro vamos importar a base, abra o Microsoft Power BI Desktop e clique na opção obter dados na barra de ferramentas.

E escolha a opção de import em Text/CSV, para carregar os dados. Depois de carregado ele vai mostrar a tabela no canto direito, pronta para você montar seu gráficos.

Nesta tabela vai conter vários campos, que são respectivos as colunas que tinha no seu CSV. Eles estão divido em tipo texto e tipo número representado pela letra Σ. Agora vamos escolher nosso primeiro gráfico no Painel de Visualização e depois escolher os campos que queremos observar. Partiuuu!

4º Passo ! - Desenvolvendo meu Dash Board

Escolha o modelo de gráfico no Painel de Visualização e depois marque os campo que deseja observar ou arraste para baixo do Axis ou Eixo em português, note que o campo Orçamento inicial eu arrastei para opção abaixo de Valor, mais fique a vontade para analisar quais informações quiser, essa é a hora de brincar e futricar em tudo que a ferramenta pode nos oferecer.

Hora de formatar!!! Para deixar aquele visual bacana e agradável precisamos formatar os dados , essa é uma parte muito particular e vai muito de sua criatividade, não vou focar nisto agora fica para outro post. A dica é ser curioso e testar todas as funcionalidades possíveis, verificar as diferentes tipo de cores, tamanhos, títulos , tipos de e fontes e tudo isso você faz na aba formatação indicado pelo o Pincel de Formatação, então use e abuse!

Neste segundo gráfico não teve muita diferença do anterior, a unica mudança foi nos dados de pagamento do orçamento do governo que aumentou consideravelmente desde a ultima vez que baixei, e olha que não faz nem um mês de diferença, eleição chegando tudo fica pago! Será ??? hahhahhaha

Bem os próximo gráficos vou deixar por conta de vocês, pois o interessante é você ter sua própia experiência e não ficar só no Ctrl + C e Ctrl + V, você esta com a faca e o queijo na mão! então mãos a obra.

Para ajudar eu terminei o painel usando os gráficos Pia Chart mais conhecido como "Gráfico de Pizza", o Treemap ou Arvore de Mapas e o Area Chart ou Gráfico de Área , onde utilizei uma tabela de tempo para auxiliar nos meses.

FIM !!!!

Então é isso pessoal, chegamos ao fim desse tutorial, espero ter ajudado a clarear no uso básico da ferramenta Microsoft Power BI, trabalho com ela e indico. Você percebe que ela tem algumas semelhanças nas funcionalidades das já consagradas da família Microsoft Office, facilitando o uso dela em varias funções. Deixe o Like e seus comentários terei o prazer em ajudar. Vlw e até a próxima!

Gustavo L.

Experiente Analista de Dados | Especializado em Power BI | Apaixonado por Business Intelligence e Modelagem de Dados

2 m

Eder, thanks for sharing!

Carlos Eduardo Lopes

Analista de Processos Sênior na Oggi Sorvetes

5 a

Eu gostaria de receber todo o Projeto lopes_ce@yahoo.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos