Desenvolvimento de Jogos
Nos meses "sabáticos" (auto-infligidos) que eu tive entre o último emprego e o atual, resolvi dar uma nova chance a um joguinho que eu tinha feito na época da faculdade. Eu me formei em Design de Jogos em 2007, mas comecei a brincar com computadores muito antes disso, em 1985.
Quando eu saí do colégio técnico, em 1987, não havia muitas opções de curso superior em informática. Por conta disso, fui protelando a faculdade, até um dia em que o mercado começou a exigir que eu tivesse um diploma. De 1987 a 2007, eu consegui trabalhar sem ter que me preocupar com o papel que diz que você sabe alguma coisa (só que não), mas a partir de então isso não era mais uma opção.
Eu considerei várias alternativas de curso superior, desde música (que tem muito pré-requisito) até culinária (que estava muito caro, na época). Mas, se eu quisesse ascender na minha área, precisava fazer um curso correlato. Então lá fui eu, para o Design de Jogos (e não me arrependo, foi bem legal).
Eu não tive oportunidade de mudar de área depois do curso, de passar a trabalhar com jogos ao invés de sistemas administrativos e comerciais, mas aproveito muito do que aprendi com jogos nos meus projetos atuais e, quando sobra um tempinho, sempre dou uma olhada no que está acontecendo naquele mercado.
Bom... voltando ao que interessa: para concretizar o meu projetinho eu precisava de um game-engine simples, que tivesse uma curva de aprendizado suave e que conseguisse entregar o que eu precisava. Quando encontrei o Defold, uma coisa me chamou a atenção na apresentação do produto (está na página principal do site):
"Defold comes fully featured out of the box. There's nothing to set up or configure, not even when bundling. Simply download the editor and get creative!"
Ou seja: O Defold sai da caixa completo, com tudo o que você precisa. Não há nada para ajustar ou configurar, nem mesmo no momento de empacotar seu projeto. Simplesmente baixe o editor e seja criativo!
Eu, a princípio, não acreditei. E não podia estar mais enganado! E fiquei muito feliz por estar enganado. Não existe nada mais satisfatório, na minha opinião, do que receber aquilo que foi prometido, e esses caras realmente entregam o que prometem.
Se você está pensando em se aventurar na área de jogos, dá uma chegadinha lá. Vai por mim! Você não vai se arrepender. Nada, nada, é mais um item para o seu CV :o)
Recomendados pelo LinkedIn
Derlidio Siqueira
Ah, e se quiser dar uma olhada no meu joguinho, ele está disponível de graça nas lojas do Google e da Apple. Se preferir testar no browser, é só clicar aqui.
Instrutor Oficial LinkedIn Learning, MVP Microsoft, Analista de Desenvolvimento e Treinamento na MLF, compartilhador de conhecimento e incentivador de pessoas.
2 aDerlidio Siqueira, sugiro que no próximo artigo você fale sobre sua revisão técnica do livro que fez na época... 😃