Desenvolvimento sustentável e provisão consistente de produtos e serviços. As auditorias ajudam sua empresa a alcançar este nível?

Desenvolvimento sustentável e provisão consistente de produtos e serviços. As auditorias ajudam sua empresa a alcançar este nível?

E chega mais uma vez o dia da auditoria.

Cansaço, tensão e preocupação são sentimentos recorrentes.

Isto é normal e proporcional à energia despendida nos dias que antecedem à auditoria, para que tudo esteja em ordem e não-conformidades não venham à tona. Ainda que, todos - auditores e auditados - saibamos que elas... estão "por lá".

E assim passam os dias da auditoria: Auditores buscando aquilo que possa estar camuflado sob pilhas de documentos e dezenas de slides de power-point, enquanto auditados buscam mostrar que está bem, aquilo que, algumas vezes, não está, de fato, tão bem.

Este é o cenário possível quando sistemas são montados unicamente para cumprir formalidades como, por exemplo, atendimento a requisito contratual e a partir de soluções genéricas e pré-fabricadas. De modo análogo, auditorias são realizadas apenas com o objetivo de cumprir o cronograma.

Estes são os sinais da "Síndrome da Rotina Divergente", onde atividades do negócio são separadas das atividades do sistema de gestão, como que seguindo linhas paralelas. Neste quadro, um dos sintomas é pessoas falarem algo como "opa, agora precisamos parar de trabalhar e fazer os registros pra ISO!

Isto é pesado e caro!

Mas, acredite, tudo pode ser bem melhor!

Com mente aberta, livre de paradigmas e antipatias por sistemas baseados em Normas, ao estudar e conhecer a Norma ISO 9001 (ou outra adequada à sua Organização), o Gestor - pessoa chave do sistema - entenderá os ganhos que poderão advir de um sistema adequadamente implementado, elaborado "sob-medida", considerando valores, aspectos culturais e outros elementos que diferenciam uma empresa da outra. Afinal, cada empresa, mesmo com semelhantes ramos de atividade, porte ou localização, tem seu próprio "DNA".

A Norma NBR ISO 9001:2015 - 0.1 Generalidades, nos diz:

"A adoção de um sistema de gestão da qualidade é uma decisão estratégica para uma organização
que pode ajudar a melhorar seu desempenho global e a prover uma base sólida para iniciativas de desenvolvimento sustentável.
Os benefícios potenciais para uma organização pela implementação de um sistema de gestão da qualidade baseado nesta Norma são:
a) a capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente (...)"

Auditorias deveriam contribuir para a melhoria do sistema de gestão, não sendo um evento isolado, mas uma ferramenta que compõe o sistema de gestão:

"A auditoria é caracterizada pela confiança em alguns princípios * .
Convém que estes princípios ajudem a tornar a auditoria uma ferramenta eficaz e confiável em apoio às políticas de gestão e controles,
fornecendo informações sobre as quais uma organização pode agir para melhorar seu desempenho.(...)"
NBR ISO 190112012 - Diretrizes para Auditorias de Sistemas de Gestão.

*Integridade, apresentação justa, devido cuidado profissional, confidencialidade, independência, abordagem baseada em evidência.

Assegure-se que auditores internos, próprios ou terceirizados, estejam cientes de sua importância para a melhoria do desempenho do sistema de gestão e para a consistente provisão de produtos e serviços.

Crie um sistema onde rotinas organizacionais e requisitos normativos fluam de forma convergente.

Lembre que auditores e auditados não são opositores, antes, são parceiros que trabalham rumo à melhoria do desempenho do sistema de gestão.

E tenha sucesso!

Jadir Perpétuo dos Santos .'.

Professor de ensino superior nas Universidades: SENAC-SP, Cruzeiro do Sul, e FATEC- SP, com Pós-Doc em Engenharia de Gestão da Inovação na Universidade Federal do ABC, Auditor Lider de Sistemas de Gestão.

7 a

Jane gostei muito, estou repassando.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos