Design de A a Z
Sempre nos chamou a atenção aqui na Refinaria o fato de um mesmo serviço de design ser conhecido por nomes diferentes. Estão sempre surgindo novos termos para confundir um pouco mais.
Nesta série semanal, vamos abordar as diversas denominações que existem. Assim, você se familiariza com os termos do nosso dia a dia e nós te inspiramos a encontrar a melhor forma de dar visibilidade e criar valor através do design.
Vamos abordar 10 áreas: Identidade Visual, Design Editorial, Design Digital, Apresentação institucional, Design Estratégico, Sinalização, Design Promocional, Folheteria, Ambientação e Embalagem.
O importante mesmo é que seja lá o que você precisar, nós vamos entender! Vamos ao nosso primeiro tema?
01. IDENTIDADE VISUAL
Conjunto sistematizado de elementos gráficos que identificam visualmente uma empresa, uma instituição, um produto ou um evento.
Naming
É o estudo para escolha do nome do produto ou serviço de uma empresa ou, ainda, do próprio nome dela. Requer uma abordagem crítica que aponte pontos fortes e fracos de cada sugestão para gerar uma marca forte e que comunique bem a ideia e os valores do negócio.
Logo / Logotipo / Logomarca / Marca
Existem muitas discussões conceituais a respeito dos significados dessas palavras. Em termos gerais, ´e o desenho criado para identificar sua empresa, podendo ou não ser representado por um símbolo associado ao nome da marca. Esse conjunto identifica, por meio de cores, fontes e elementos gráficos, os valores e a mensagem que a organização deseja passar.
Lettering / Tipografia / Tipologia
Podemos usar lettering ou tipografia para criar uma logo, mas nem todo lettering ou tipografia é uma logo – seus usos são extensos e diversos. Lettering é a arte de desenhar letras trabalhadas de forma manual (seja com ferramentas digitais ou não), para uma utilização e finalidade específica. Tipografia é a mecanização da escrita através da criação dos tipos, desde a formação do desenho da letra, à criação de uma nova família de fontes e suas variações (negrito, itálico e sublinhado), se ela está em caixa alta ou caixa baixa (caixa alta são todas as letras em maiúsculo e caixa baixa as letras são em minúsculo). Já escolher qual tipografia vamos utilizar em uma identidade visual, isso é tipologia.
Branding
É a estratégia de gestão da marca. Vai além do desenho básico da identidade e aborda cores, formas, tipografia, iconografia, gestos, rituais, cheiro, som, tom de voz, território de palavras e identidade fotográfica. É um trabalho que envolve uma equipe multidisciplinar constituída por profissionais de design, marketing e comunicação. O branding interfere no produto, no ambiente, na comunicação e no comportamento da marca. Surgiu também o conceito de digital branding que nada mais é que a gestão da marca no ambiente digital.