Design Thinking nas Empresas

Design Thinking nas Empresas

O designer responsável por desenvolver o processo, deve ir para a empresa com a mente aberta e com espírito empático, ouvir com muita atenção as queixas que o cliente apresenta. Para que assim, quando ele retorne para a sua equipe, seja realizado um brainstorming e todas as ideias criativas e inovadoras sejam pensadas e discutidas. Criar uma parede com post its, cada ideia ou problemas com uma cor, é a nova onda! Porque assim é possível ver todo o processo, ver cada detalhe e poder dar um direcionamento adequado para a questão.

Sabemos que os empresários buscam soluções práticas para as suas organizações e querem ter a resolução do problema com um custo baixo e eficaz em tempo real.

Entender os processos e os métodos utilizados, propondo um novo olhar sobre os problemas complexos, trazendo a empatia e o desenvolvimento de um todo, assim como as necessidades do ser humano, podendo criar uma onda de soluções de problemas nos quais o cliente, ainda em fase de protótipo consegue utilizar da ferramenta e logo vai sendo verificado as regulações que são necessárias para aquele processo fluir sem nenhum problema.

O Design Thinking pode ser dividido em 5 etapas:

  • Empatia:

O designer e a equipe se aproximam do problema para compreender o que o cliente deseja, dando toda a atenção necessária para compreensão das queixas que são apresentadas. Realizando uma espécie de entrevista com perguntas que são direcionadas para a compreensão.

Depois ele vai para o projeto de pesquisa para solucionar a demanda, estudando, discutindo em grupo melhores alternativas para o caso.

  • Definição:

A partir dos dados obtidos na primeira etapa é necessário relacioná-los e fazer uma síntese de informações para análise da equipe. O objetivo desta fase é o entendimento do real problema e do contexto.

  • Ideação:

Nessa fase, deixa-se toda a criatividade fluir e surgir no processo de busca de resolução do problema apresentado. Não existem más ideias, todas são muito bem-vinda e discutidas!

  • Prototipagem:

Nessa fase, pegamos o protótipo e entregamos ao cliente, sem fazer apresentações longas. O cliente quando começa logo utilizando, já é possível ver o que é necessário ser reajustado. Assim reduz as incertezas de errar gastando muito.

  • Teste:

É a fase final, onde você juntamente com o cliente validam a ideia de solução, produto ou até mesmo serviço. Colhendo o maior número possível de feedbacks para uma construção evolutiva no âmbito do conhecimento e agregação.

A ideia veio de fora, mas no Brasil tem cada vez mais sido utilizado pelas empresas que buscam soluções criativas para suas demandas, pensando sempre no bem-estar e evolução da organização e de todos que fazem parte dela.



Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos