Despertar Lúdico, como melhorarmos às relações sociais nas empresas e nos negócios
Quando estamos felizes, ficamos mais próximos dos Pensamentos Vazios Devastadores, por descuidarmos de nossas barreiras e a vulnerabilidade de não medir os riscos. Dênis Castro
Neste capítulo, vamos enfatizar e agregar o Despertar Lúdico nas relações sociais, no trabalho, gestões e lideranças, bem como, o entendimento da sinergia nas equipes e colaboradores.
Este artigo é uma reflexão, quanto às melhorias das relações sociais nas empresas e negócios.
Iniciamos em Cinco perguntas chaves para alcançarmos às Dimensões, que impedem o nosso sucesso, depois Conheça o Pensamento Vazio e os motivos, que o afastam do seu sucesso na Vida e por seguinte Maturidade Emocional, como superar as Batalhas diante do Sucesso e do Fracasso nas Empresas e nos Ideais e agora um divisor de águas desafiante, tornar a felicidade um prisma a ser conquistada ou uma contradição do que sentimos.
Um dos problemas reais e pertinentes em todas às empresas é não saber ouvir as pessoas e entendê-las.
Algumas sugestões para tais inquietações!
Não atentar a essa premissa, irá alimentar um pensamento vazio perigoso, referente à socialização nas empresas em alto nível ou cair nas próprias armadilhas.
Mas o que significa Despertar Lúdico?
Parece que se refere aos filmes antigos de terror, como algo ruim e o fará passar por problemas bem sérios, cuja dualidade do bem e mal estão no mesmo prisma.
Mas o Despertar Lúdico, que vamos conversar é mais profundo sobre às relações sociais, emoções e como convivermos com os semelhantes em propor uma universalização focada num projeto maior e solidário, que é tornar a felicidade atingida a todos e manter este propósito bem construído.
Mas como manter essa vibração forte e progressiva, sem que os pensamentos vazios, atrapalhem nossa caminhada para o sucesso numa evolução constante.
Mesmo alcançando uma maturidade emocional, não basta para encontrarmos à felicidade, porém abre-se um novo questionamento!
Como convivermos diariamente com os Pensamentos Vazios, depressões, perdas, dores, mágoas e quaisquer gatilhos, que tragam essas emoções.
O certo que nada adiantará senão tivermos um ato criativo bem projetado e idealizado, assim a Maturidade Emocional caminhará para um Despertar Lúdico real e promissor.
Vamos iniciar uma viagem pelo universo lúdico, com cases fantásticos contidos nas entretinhas das histórias em quadrinhos, filmes e séries, para entendermos as inquietações ditas na frase inicial do artigo, sobre quando estamos felizes, a nossa vulnerabilidade fica desprotegida, atrapalhando o Despertar Lúdico para evoluirmos.
Um dos personagens mais complexos das HQs da Marvel Comics é Jean Grey (Fênix e Fênix Negra), cuja dualidade do ato criativo e o pensamento vazio, leva a maturidade emocional um caminhar ao precipício, de um lado um controle emocional, mas também um encontro com os maiores medos, que nos puxa para os piores sentimentos afastando-os desse Despertar Lúdico.
Como lidar com essa briga interna?
A constante briga interna de Jean Grey, é fenomenal, dos quais a busca pelo despertar lúdico e o controle emocional é acima do que pensamos e como fomos criados. Não por culpa de nossos pais, mas a falta do entendimento das emoções, que provocam no Eu Interior, dos quais muitos pensam que seja um fardo na vida, mas enganam-se são dons maravilhosos dado por Deus e apagados em determinados momentos da vida.
Você tem controle emocional, quando está próximo de explodir, nas constantes pressões das empresas diante de um possível abismo?
Esses conflitos podem ser encontrados nas entrelinhas dos personagens no sensacional filme X-Men – Fênix Negra da Fox, Marvel e Disney, cujo contexto não estão nos diálogos e sim nas lições pelas atitudes reveladas no nosso subconsciente e nas ações, ou seja, do subliminar para um despertar lúdico, cuja resposta esta dentro de você.
Ficou confuso, vamos ampliar a abordagem no Estalo de Thanos!
O que dizer do Despertar Lúdico no enigmático Estalo de Thanos em Vingadores (Guerra Infinita e Ultimato) da Marvel e Disney, que tem correlação com o Mito da Caixa de Pandora, onde a todo momento não deixamos a esperança emergir e aprisionamos os sonhos.
Estamos chegando lá!
Mas este estalo é muito maior por mais cruel, que seja a premissa da história nos dois filmes, revelam como somos voláteis e imediatistas por não aceitarmos, o que a vida proporciona, onde precisamos criar estalos e reaprender com os erros, cuja resiliência e empatia devem ser compartilhada no convívio com as pessoas.
Agora, sim o Despertar Lúdico começa a gerar insights em você!
Um fato, que vem ocorrendo demasiadamente nas empresas, referem-se aos colaboradores e no aprendizado absorvido, porém existem ruídos nessa equação, onde na verdade os gestores erram, como estivessem na Caverna de Platão, ao surgirem sombras, retraem e criam novas pedras, distanciando do propósito idealizado, devido à falta de um Despertar Lúdico nas empresas.
Despertar Lúdico é muito reflexivo, mas a solução encontra-se somente em você!
Para exemplificar tais inquietações vamos para série Grimm da NBC exibido no canal Scifi e na Netflix, baseado nos Contos Lúdicos dos Irmãos Grimm, onde cada pessoa possui um animal dentro de si.
A série provoca e incomoda por ser cruel quanto aos sentimentos!
Para ilustrar ludicamente os personagens da série, cada pessoa tem um monstro interior, que desperta o lado mais complexo da sociedade os Pensamentos Vazios e ao reviverem esses sentimentos abrem-se portas para as depressões, angústias e sofrimentos etc.
Não alcançaremos o equilíbrio na vida, senão trabalharmos urgentemente os Pensamentos Vazios!
Grimm é fenomenal pela coragem e sensatez ao mostrar a volatilidade do ser humano e desnuda as relações com as emoções no meio que vivemos.
Alcançar esse Despertar Lúdico dependerá das suas escolhas e Matrix inquieta.
Toda a complexidade e dúvidas, que surgem recaem na trilogia fantástica de Matrix, da Warner Bros, que até hoje é atual e necessária para despertarmos, como na famosa cena da escolha da pílula azul ou vermelha, em traduzir a forma de como vivemos nossos sonhos ou seremos subjugados e aprisionados pelo medo de arriscar ao apagar os dons que ganhamos de Deus.
Você quer ser um libertador de seus sonhos?
Ao juntarmos X-Men Fênix Negra, Estalo de Thanos, os animais internos de Grimm e as escolhas em Matrix, todos ensinam a necessidade do despertar lúdico e buscar o nosso melhor, como preocuparmos com os semelhantes, ajudar a quem precisa e ser responsável pela sustentabilidade social e ambiental no mundo que vivemos.
Além é claro, nada adiantará se tivermos esse despertar lúdico, senão colaborarmos com o nosso mundo e ajudarmos às pessoas.
Na série idealizada por Steven Spielberg, Terra Nova, da Fox, a sociedade torna o mundo inabitável e os pesquisadores, descobrem um novo planeta como o mesmo habitat da Terra para salvarem a humanidade.
Mas infelizmente neste novo mundo, os que vieram da Terra Destruída, trouxeram os piores sentimentos e novas inquietações, quanto à socialização e a forma como interagem com um possível planeta hostil, mas a ferocidade demonstrada nos animais, não chega nem perto, do que a humanidade cria com seus pensamentos vazios.
A mesma ideia é quando arrumamos uma casa, um escritório, conquistar um novo cliente e num treinamento, onde precisamos nos preparar bem e fazer sempre o melhor para aprimorarmos os nossos dons e Despertar o Lúdico.
Cada um de nós precisamos fazer a nossa parte e criarmos um mundo melhor!
Os questionamentos e reflexões para a vida e nas empresas estão passando da hora, daqui a pouco não teremos controle e mais empresas fecharam, por não atentarem as premissas apresentadas, onde agregar o lúdico, nos tornarmos seres verdadeiros sem falsidade, cujo subconsciente é o juiz de todas as nossas atitudes.
Claro que existem defeitos, mas podemos recomeçar agora, o que acha, vamos?
Gestores e Líderes das empresas precisam entender seus papéis, como a participação da equipe em promover uma economia colaborativa e agregar o ato criativo com uma Liderança Inspiradora e ficar sempre alerta aos Pensamentos Vazios na busca para alcançar uma Maturidade Emocional.
Com a prática diária do Ciclo Lúdico da Gestão Lúdika, vamos caminhar para um Despertar Lúdico em cada um.
Não ignore os pensamentos vazios!
As músicas do grupo Imagine Dragons, sempre trazem contextos desafiadores, como na letra maravilhosa Nothing Left To Say, traduzindo "Nada mais a Dizer", cujo vídeo foi legendado pelo canal Isabella Legendas e nos ensina a lidar com os Pensamentos Vazios e reerguermos para buscarmos as respostas dentro de nós.
Havendo sinais, procure entender os motivos e utilize esse artigo lúdico como referência e conte com a Gestão Lúdika, vai te ajudar a solucionar esses ruídos, que atrapalham a comunicação, conflitos, diretrizes entendidas erroneamente e brigas no ambiente do trabalho.
Além é claro, uma Gestão Coesa, Humana e com crescimento progressivo à todos na equipe.
Ajude-nos ampliar esse debate! Nas suas empresas praticam o ciclo lúdico da Gestão Lúdika?
Talvez uma dúvida tenha ocorrido em você, após ler esse artigo, como posso te ajudar no trabalho que realizo!
Primeiro, porque trabalhar o Lúdico nas Empresas?
Ele existe em todos nós, mas em alguns momentos na vida, foi retraído pelas emoções dos pensamentos vazios, que vivenciamos diariamente.
Como empregado aplicava essa metodologia e agora compartilho esses ensinamentos lúdicos como Empreendedor da Gestão Lúdika para ajudar às empresas (Gestores, Líderes e Colaboradores) a resolverem seus problemas.
Acompanhe as postagens da Gestão Lúdika e recomende aos amigos, onde vamos conversar mais sobre esse diagrama criado pelas minhas experiências nas empresas, consultorias e visão 360º, proporcionada nos trabalhos realizados por mim.
Que tal, conversarmos mais e propor um bate-papo lúdico nas empresas e escolas, para compreenderem como Despertar Lúdico, permite alcançar a felicidade compartilhada à todos, senão teremos uma psedo-amostra, do que não é favorável para as empresas.
Nas mentorias, que realizo este ciclo lúdico esta presente nos estudos propostos e ajudarmos às empresas, escolas e instituições em agregarem essas premissas.
Gostaria de aplicar as técnicas do Ciclo Lúdico da Gestão Lúdika nas empresas e negócios?
Estou à disposição!
Entre em contato para conversarmos e, desenvolver temas personalizados para seu momento empresarial e de suas equipes, gestores e supervisores, em formatos similares, às que ofereço em fatorsyn.com.br/time/denis-aquino-de-castro/ e batepapos lúdicos às empresas.
Vem com a Gente!
Publicado originalmente em fatorsyn.com.br.
Obrigado pela oportunidade em trazer estes conhecimentos e estudos a você!
Se puder comentar, curtir e compartilhar,
Esse artigo te ajudou a refletir sobre o assunto?
Idealizador dos Projetos.
Gestão Lúdika, têm o propósito de trabalhar nas empresas, escolas e instituições, as dimensões dos processos lúdicos e inovadores, por meios de bate-papos surreais.
Eusoudarededobem, ensinar as crianças e jovens a serem empreendedores, dentro da proposta da Economia Compartilhada.
Aguardamos o vosso contato.
Obrigado,
Dênis Castro
Estrategista de Travessias Femininas| Psicoterapeuta| Coach| Palestrante| Escritora
5 aDespertar a criatividade contida em cada um e externar é uma arte... Cada vez mais fã do seu trabalho, Dênis Castro
ORION SERVICE
5 aEnriquecedor!!! Grata por compartilhar seus conhecimentos!!⚛
Autor do E-book SYNtonize! 11.950696490 | 41.998096490 | Eng. de Produção | Analista e Auditor de Sistemas | TECNOLOGIA . ENGENHARIA . QUALIDADE | Siga e contate #shineyournature #SYNtonize! nas redes | SYN!
5 aSHOW! Quando nos aproximamos por aqui e iniciamos a FATORSYN! mentoria e capacitação online, Carolina Figueiredo e eu buscávamos adicionar ao dia-a-dia das organizações os conceitos triviais (que são fundamentais) e trazer sensos diferentes. A presença da Graziela Rocha Raymundo e a sua com as #mentorias completam e ampliam a necessidade, cada dia mais premente, de se trabalhar o #CapitalHumano, principal elemento para gerar sucesso e lucratividade. Avancemos sempre, syn!
Consultora de Negócios | CERTDATA
5 aObrigada pelo artigo Dênis Castro, é fato de que hoje um líder precisa ouvir os seus colaboradores, mas ouvir e não só escutar, ter inteligência emocional e lidar com este vazio que por vezes a própria cultura da empresa traz e não se envolver neste imenso vazio não é fácil.
InFolk Business | CEO
5 aA gnt realmente se diverte lendo teus artigos... E aprende tbm!