Despesas Gerais e Administrativas - G&A Sustentável
Muitos CEO´s conseguiram reduzir custos e despesas gerais e administrativas em 2021.
Mas descobrimos que uma grande parte, não foi capaz de manter a proporção das despesas G&A em relação às vendas e sustentar essas melhorias por um período significativo de tempo.
Ou seja, a redução de custo não foi feita de forma sustentável.
Existem uma grande diferença entre um plano redução de custos sustentável e corte de custos (feita na caneta).
A métrica ideal é amarrar o G&A como percentual da receita de vendas, e ter uma visão ampla da evolução no longo prazo.
Em nossas pesquisas, encontramos 3 tipos de empresas:
As melhores empresas pensam em tornar os processos de suporte mais eficientes e eliminar as ineficiências que geram reduções de custo rapidamente. Mas a eliminação de custos e despesas por si só não sustentará o sucesso de G&A a longo prazo.
É necessário uma mudança cultural para o sucesso de G&A a longo prazo de forma duradoura e sustentável.
1 - Seja ousado!
Não tenha medo de buscar uma mudança radical para refletir e inovar. Busque o Oceano Azul…
Lento e regular nem sempre vence a corrida.
A mudança incremental pode ser uma receita para o fracasso. Ser ousado também significa ir além…
Pensar de forma exponencial. E isso começa com métricas claras.
2 - Os incentivos também funcionam…
As empresas que conseguem manter as reduções de custos de G&A se certificam de incorporar métricas de controle, com incentivos e bonificações para suas equipes.
As empresas que não criam incentivos para redução de custos, geralmente veem suas melhorias se esgotarem com o tempo, ou até mesmo voltarem a níveis de custo mais altos.
3 - Vá fundo
Embora seja importante atingir metas claras, sustentar as reduções de custos de G&A requer mais do que apenas cumprir a meta. Ir fundo significa olhar além das metas e incorporar uma abordagem de eficiência e controle de custos na cultura da organização.
Os programas de redução de custos geralmente são vistos meramente em atingir as metas, mas é muito mais do que isso…
Recomendados pelo LinkedIn
Deve ser uma nova maneira de olhar, trabalhar e pensar!
4 - Agentes de Mudança
Agentes de mudança capacitados também são muito importantes e podem levar a mensagem de redução de custos diretamente para as áreas. Esses líderes são habilitados para compartilhar a visão do estado futuro da empresa, liderar iniciativas e supervisionar os esforços de gerenciamento de desempenho.
Além da clareza de propósito, as habilidades e capacidades são extremamente necessárias para implantar um programa de redução de custos e G&A.
Uma empresa cliente chegou a instituir um treinamento de gerenciamento enxuto para capacitar a liderança para implementação. Essas reduções quando bem executadas são capazes de gerar economias de alguns Milhões de Reais de forma recorrente e sustentável.
5 - Transparência
A transparência é essencial: os funcionários não devem ser mantidos no escuro sobre a importância e a implementação de uma iniciativa. Em nossa experiência, uma ampla comunicação interna do topo tem um impacto positivo, quando inclui uma história real sobre por que a mudança é necessária e o que vai acontecer.
Uma grande empresa de bens de consumo, enfatizou a mensagem de que a gestão de custos seria um elemento central de sua estratégia e uma fonte de vantagem competitiva.
Os funcionários levaram a mensagem a sério e a empresa conseguiu estar entre as histórias grande sucesso.
6 - O Exemplo vem de cima
A gestão de despesas gerais e administrativas nunca deve estar longe de ser uma prioridade.
Para CEOs e outros membros do C-level, isso significa não apenas patrocínio dos programas de redução de custos, mas também participar e fazer sua parte.
Uma grande empresa europeia iniciou seu programa de redução de custos primeiramente na sede corporativa, antes das unidades de negócios. A economia não apenas melhorou o resultado, mas deu alta credibilidade para a equipe priorizar o controle de custos.
O suporte e a participação do C level geralmente são chaves para comunicar o compromisso e conseguir engajamento.
É realmente possível para as empresas, (mesmo aquelas em crescimento saudável), reduzir drasticamente seus custos gerais e administrativos e sustentar essas melhorias no longo prazo.
Uma em cada quatro empresas prova isso: metas ousadas, mudança institucional e liderança forte podem produzir excelentes resultados sustentáveis.
Gerente comercial, vendas e marketing | Canais de venda e processos comerciais | Planejamento e desenvolvimento de negócios | Liderança e gestão de equipes.
2 aCada vez mais necessário para se manter competitivo. Infelizmente, por sua dificuldade de aplicação, a opção acaba sendo transferência de preços para manter rentabilidade e acompanhar o aumento dos custos