DESTAQUES DA SEMANA – 11 A 15/12
Solenidade em comemoração aos 15 anos do Proadi-SUS, reunião da Comissão Intergestores Tripartite, agenda sobre o Piso Nacional da Enfermagem e Oficina para a Construção da Metodologia e dos Eixos Formativos do Programa AgPopSUS estão entre os acontecimentos da semana da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS).
Confira mais detalhes:
Segunda-feira (11/12)
A coordenadora-geral de Gestão e Valorização do Trabalho na Saúde (CGVATS/DEGERTS/SGTES/MS), Érica Bowes, e a coordenadora de Saúde e Segurança do Trabalhador da Saúde (COSSETS/DEGERTS/SGTES/MS), Flávia Nogueira, estiveram na Reunião Regional sobre o Uso da Inteligência Epidêmica para Alerta e Resposta Precoces, realizada em Brasília (DF), que contou com a participação de mais de 30 países. O principal objetivo da agenda foi facilitar a troca de experiências relacionadas à implementação da inteligência epidemiológica.
Parte da equipe da Coordenação-Geral de Ações Estratégicas de Educação na Saúde (CGAES/DEGES/SGTES/MS) realizou a Oficina para a Construção da Metodologia e dos Eixos Formativos do AgPopSUS. Na ocasião, foi discutido o curso que será ministrado por 550 educadoras(es) populares e ofertado para 11 mil agentes de educação popular em 2024. A iniciativa é uma parceria da SGTES/MS com a Fiocruz Brasília, Fiocruz Pernambuco, Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venancio e Escola Nacional Paulo Freire.
Terça-feira (12/12)
O coordenador-geral de Políticas Remuneratórias do Trabalho na Saúde (CGPRETS/SGTES/MS), Fábio Maia, representou a secretaria em reuniões sobre o Piso Nacional da Enfermagem, em João Pessoa (PB). Com objetivo de discutir o tema e dialogar sobre as particularidades da implantação do piso da enfermagem, foram apresentadas ações desenvolvidas pela SGTES/MS sobre essa pauta.
O diretor do DEGERTS/SGTES/MS, Bruno Guimarães, participou do III Encontro Estadual da Rede Saúde Escola, promovido pela Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE). O evento reuniu mostras de trabalhos, seminários, mesas redondas e palestras com foco na Educação Permanente em Saúde (EPS). Participaram professoras(es), residentes, preceptoras(es), estudantes, pesquisadoras(es), gestoras(es) e trabalhadoras(es) de saúde.
A coordenadora substituta de Residências em Saúde (CGRES/DEGES/SGTES/MS), Regina Futino, integrou a Reunião de Encerramento do Eixo de Apoio Institucional do Plano de Fortalecimento das Residências em Saúde nas Regiões Norte e Nordeste do Brasil. A iniciativa ofereceu apoio técnico, pedagógico e institucional para criação, reativação ou reestruturação de Programas de Residência Médica e/ou em Área Profissional da Saúde em instituições que tinham capacidade instalada.
Recomendados pelo LinkedIn
Quarta-feira (13/12)
A secretária da SGTES/MS, Isabela Pinto, esteve na Solenidade em Comemoração dos 15 Anos do Proadi-SUS. Desde que foi criado, em 2008, a iniciativa investiu R$ 7,9 bilhões em mais de 700 ações, com impacto direto em 5,5 mil municípios. O programa atua na execução de projetos de apoio e na prestação de serviços ambulatoriais e hospitalares por entidades de saúde de reconhecida excelência.
A 10ª reunião do GT para Elaboração do Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral, Sexual e Outras Discriminações e Violências Relacionadas ao Trabalho do Ministério da Saúde aconteceu com a participação das(os) representantes das secretarias da Pasta. A ação tem o objetivo de alinhar a construção do programa a partir da metodologia da Análise de Impacto Regulatório (AIR).
Quinta-feira (14/12)
A Reunião da Comissão Intergestores Tripartite contou com a presença da secretária da SGTES/MS, Isabela Pinto. O encontro, que objetiva a pactuação de importantes iniciativas para o SUS, foi realizado em Brasília (DF). Entre os destaques da reunião estão a atualização das informações sobre a covid-19 e o Programa de Expansão e Qualificação da Atenção Ambulatorial Especializada.
A Oficina de Avaliação das Ações Realizadas pelo Departamento de Gestão e Regulação do Trabalho em Saúde (DEGERTS/SGTES/MS) – 2023 aconteceu no Instituto Sezerdello Corrêa, em Brasília (DF). O DEGERTS, responsável pela proposição, incentivo, acompanhamento e elaboração de políticas de gestão, planejamento e regulação do trabalho em saúde, tem como objetivo estruturar uma efetiva política de gestão do trabalho nas esferas federal, estadual, distrital e municipal.