Deus ou Deusa?
Programa Aurora

Deus ou Deusa?

Trecho da entrevista do psicólogo paraibano Marcos Lacerda ao Flow Podcast

Se você quer saber se eu acredito em alguma religião, igreja ou alguma instituição humana, minha resposta é não. Porque para mim todas as instituições humanas têm como finalidade o controle social. Elas controlam outros seres humanos através da culpa, através de regras, através de coisas assim.

Agora, se você quer saber se eu acredito na existência uma inteligência superior, então sim. Se quiser pode chamar de Deus. Mas, eu não gosto da ideia de Deus, eu gosto da ideia da Deusa. Faz mais sentido para mim. Porque para mim Deus não é pai, Deus é mãe.

Se eu fosse imaginar Deus, eu imaginaria Deus como uma mulher grávida. E estaria todo mundo dentro da barriga dessa mãe. E nem interessa se você acredita que a mãe existe, ou não, se você sente essa mãe, ou não. Essa mãe está ligada a você, lhe alimentando, lhe protegendo por um cordão. Ela está lá e não importa se você acredita nela ou não. Você acha que a mãe se importa se o bebê sabe que ela existe ou não? Não importa.

Até que um dia, chega a hora de nascer e a gente nasce. E cai nos braços dessa grande mãe. Até um dia em que todos nós teremos nascido e nos encontraremos e saberemos que somos todos irmãos no braço dessa grande mãe. Não é uma visão bonita de Deus? Eu acho.

E, complementando com minha interpretação pessoal, acho que nossa grande dificuldade em relação a Deus não é acreditar se Ele existe, ou não. Ninguém que assista a um lindo por do sol, um oceano bravio, ou uma floresta em equilíbrio, com todos os seus sons e cores, se tiver um mínimo de inteligência, poderá negar a existência de um Ente Superior, que cria e controla as maravilhas da vida. Nossa grande dificuldade É ENTENDER DEUS, TENTAR EXPLICÁ-LO. E esse sem dúvida é um exercício fútil, porque simplesmente não podemos definir ou explicar o que não entendemos. Mas podemos sentir Deus, como a mãe sente seu filho no útero e um dia o filho perceberá a mãe. Essa imagem não explica nada, mas nos intui o sentido de Deus e da vida.

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos