DevOps: Afinal o que é isso?
Confesso que a 1ª vez que ouvi essa palavra me bateu uma enorme curiosidade, pior que estava sem acesso à internet para entrar em contato com meu guru "Pai Google". Pensei: Esse tal DevOps é o que ? Religião ! Jogo de vídeo game ! Marca de Sorvete !
Claro que nenhuma das opções acima, pois eu estava na roda as pessoas falavam sobre tecnologia da informação e infra-estrutura.
Pesquisando comecei a compreender do que se tratava.
Em 2008 em um evento sobre Agile, uma das listas abordava o tema sobre "Metodologia Ágil para Administração de Infraestrutura", tendo como inspiração o modelo ágil de desenvolvimento de software.
O termo DevOps foi apresentado depois em 2009, durante a conferência Velocity da O'Reilly, John Allspaw e Paul Hammond monstram o trabalho "10+ Deploys Per Day ands Ops Cooperation at Flickr".
A partir dai Patrick Debois um grande entusiasta do assunto, teve a ideia de criar um encontro chamado DevOpsDay, que ocorreu no mesmo ano em Ghent, Bélgica.
Mas afinal o que é DevOps?
É alinhamento de toda a equipe desenvolvimento com o pessoal da operação para que, juntos, os dois times acelerem as entregas com mais qualidade por meio de ferramentas e responsabilidades previamente definidas.
A proposta é de utilizar uma cultura de colaboração (todos se ajudando) e contribuindo para que se alcance o sucesso. Desta forma, esse modelo cultural passa a ser o responsável por aproximar práticas de desenvolvimento de sistemas, com testes de implantação, com performance, dando a garantia de que nada dê errado na hora de entregar a aplicação, produto ou serviço aos clientes.
Patrick Debois (quem cunhou o termo) diz que DevOPs tem sua base essencialmente construída em 4 eixos:
- CulturaColaboração
- Fim das divisões
- Relação saudável entre as áreas
- Mudança de comportamento
- AutomaçãoDeploy
- Controle
- Monitoração
- Gerência de configuração
- Orquestração
- Avaliação/Métricas
- Medições
- Performance
- Logs e integração
- Compartilhamento/O feedback é tudo
- Boa comunicação entre a equipe.
Os principais benefícios:
Para o modo como são conduzidos projetos nas empresas, a DevOps traz benefícios de otimização de tempo e esforços propondo ciclos menores de desenvolvimento, trabalho colaborativo e quebra de paradigmas entre as áreas envolvidas. Ademais, tem como objetivo sempre gerar receita e não custos.
Integração e diminuição de tempo nos projetos
Trabalhar com DevOps também traz vantagens como integração a tendências como Cloud (inclusive as nuvens híbridas), PaaS, SaaS e IaaS, que, em conjunto, diminuem consideravelmente os custos operacionais e facilitam bastante à rotina da empresa. Assim, ela possuirá ferramentas de compartilhamento e engajamento mais amplas. Além de infraestrutura e plataformas de trabalho altamente competentes que contam com o apoio de empresas especializadas no fornecimento do serviço. Isso ajuda a migração de cultura e adaptação a um modelo mais produtivo ocorrer com menos dificuldades.
Otimização de processos e recursos
Remodelar a forma de trabalho dos setores envolvidos traz ainda benefícios no que se refere a reuso de software, redução nos esforços de entrega e flexibilidade para ter respostas mais rápidas. Auxiliando inclusive, na diminuição de índices de desajustes ao dividir projetos em etapas e testando as funcionalidades de forma intermediária.
Com a ajuda de ferramentas de automação e dashboards descomplicados, ela também acompanha mais facilmente as métricas e resultados desta implantação, executa deploys automáticos ou mais fáceis, desafoga equipes e as auxiliam a “errar menos” e a ter uma comunicação mais fluída. Além disto, otimiza processos e recursos fazendo com a que a empresa opere de forma diferenciada, utilizando eventualmente as mesmas pessoas e equipamentos, o que lhe confere vantagem.
Maior capacitação
Com a realização de treinamentos por consultorias especializadas, a empresa consegue ainda qualificar e preparar melhor seus times. Ela consegue elevar a qualidade dos trabalhos em colaboração e auxilia as equipes a serem mais receptivas à mudança cultural e a enxergar valor nesta medida.
Facilidade em intervenção proativa
Com a cultura DevOps, há integração dos grupos e facilidade em adaptar algum problema encontrado durante o projeto à melhor solução. Uma vez que pelos testes e entregas intermediárias já se consegue detectar possíveis falhas ou necessidades de adequação.
Tudo isto ajuda a empresa a atender processos e demandas com maior excelência, apoiada no uso de ferramentas de automação e resultados. Ao final, tendo sempre como foco uma mudança cultural promissora acompanhada de perto por especialistas e capaz de transformar positivamente a forma como a empresa faz negócios.
Acredito que esse artigo deu uma ideia básica do que significa o tema, ajudará em um passo iniciar para pesquisa, tem permitirá a quem puder contribuir para melhor entendimento.
Grande abraço,
Marco Antonio da Silva
Agile Transfornation Coach | Career Coach | Speaker
Fontes:
- Wikipedia
- Blog Val iT
- Blog Target Trust
- Blog do Guto Carvalho - Infraestrutura Ágil
- Site Infoq
Enterprise Agile Coach at Inmetrics - PSM1
7 alegal Marcão. ótimo artigo
Gestão de Ativos, Gerencia de Projetos, Levantamento de Requisitos, Mapeamento de Processos, ITIL, E-learn
8 aMuito bom. Despertou meu interesse.
Enterprise Account Executive
8 aVanessa Rufatto Adriano Ortiz Taynar Costa FYI
Version Management | ALM StarTeam | Mainframe | Azure
8 aBacana, gostei! Parabéns.
Digital Líder Dados & Analytics na Leroy Merlin (Adeo Group)
8 aBastante claro e objetivo. "Ágil".