DevOPS -> IT OPS

DevOPS -> IT OPS

Este artigo visa abrir a mente daqueles que ainda desconhecem a cultura DevOPS

Os conceitos, técnicas, recomendações só estão aumentando, cada um está criando um leque de informações e ferramentas para tentar adotar o melhor cenário que atenda as necessidades de suas empresas.

Hoje, nós tentamos percorrer a diversas formas de criar um "Case de sucesso" com o conceito DevOPS, claro que isso é bem complicado, pois requer planejamento, estudo e mais ainda, revisão do que foi implantado tentando obter o melhor fluxo, e como se diz na ITIL, um ciclo de constante evolução.

Os cargos SysAdmin, agora estão dando brecha para implantação de ferramentas antes somente usadas no desenvolvimento, assim como o Git, para versionar o código, porém hoje falamos dessas ferramentas para versionar nossa infraestrutura.

Este conceito de versionamento, nos permite criar repositórios de arquivos de configuração, garantindo maior agilidade na recriação de uma empresa, o famoso "Disaster Recovery" sendo assim, poderíamos subir nossa infraestrutura em questão de minutos.

O conceito Operacional, ou o famoso ( Apertar o botão ) começa a deixar de existir, e damos um ar mais maduro sobre o controle de nossa infraestrutura, pois quando você elimina os processos manuais e repetitivos, você pode dar maior atenção a outros processos, como documentação, organização e revisão/correção do que já está implantado.

Como escrevi no outro artigo sobre a empresa XebiaLabs que forneceu uma tabela periódica das ferramentas que são consideradas "DevOPS" isso nos permite ter uma ideia da vasta quantidade de opções que podemos adotar, e assim como tenho falado, ainda não existe um molde exato para se aplicar, você deve conhecer o que sua empresa precisa.

Nós hoje, nos baseamos nos cases de sucesso, que empresas renomeadas tem conseguido com essas ferramentas, mas claro, elas sofreram até se adaptar nesse novo conceito, melhor, nessa nova cultura DevOPS.

Ministrando aulas de Linux, percebo o quanto as pessoas ainda estão presas no básico de seguir 'HowTo' que de certo, já o conceito de DevOPS, está longe disso, não há uma receita de bolo, um 'HowTo' para isso, então devemos seguir em frente, aprender o máximo possível e tentar melhorar nossa visão sobre o que posso usar.

Empresas de consultoria, pensando assim tem ofertado várias soluções, segmentando suas ofertas em foco de Infraestrutura, Desenvolvimento e Analise.

No próximo artigo vou pensar em algo simples, mas com um roteiro de demonstração de como uma ferramenta DevOPS pode nos ajudar no cenário de infraestrutura.





Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos