Dia da Democracia
Neste dia 25 de outubro, o Brasil comemora o Dia da Democracia, criado como uma forma de reconhecer a importância de um Estado de Direito e pela necessidade de defender o sistema democrático no país. A data foi escolhida por se tratar do dia da morte do jornalista Vladimir Herzog, um símbolo da luta pela redemocratização do Brasil, militante pelo fim da censura praticada pela Ditadura Militar e uma das múltiplas vítimas desse regime, torturado e morto em 1975.
E o que é democracia?
Abraham Lincoln (1809-1865), presidente dos Estados Unidos no século XIX, eternizou a frase proferida pelo ateniense do século V a.C., Péricles, e explicou a democracia como “o governo do povo, pelo povo e para o povo”. Essa palavra, tão falada atualmente, tem sua origem no grego demokratía: composta por demos ("povo") e kratos (que significa "poder" ou "forma de governo"). Não existe uma resposta óbvia e direta sobre o que é democracia, ainda, devemos considerar que ela apresenta vários graus diferentes de desenvolvimento. Mas podemos entender a democracia como uma série de princípios que orientam a atuação dos governos para que estes garantam o respeito às liberdades e cumpram com direito da participação dos cidadãos na política.
Segundo Robert Dahl (1915 - 2014), esse sistema deve cumprir: a participação pública (quanto mais a participação dos cidadãos, mais democrático) e a contestação do governo (em um país com regime democrático deve ser preservado o direito de liberdade de grupos manifestarem suas contestações contra quem está no poder).
Quais os tipos de democracia?
Como mencionamos, há mais de um tipo de categorização de sistema democrático, são eles:
A Democracia é um bom sistema político?
“A pior democracia é preferível à melhor das ditaduras”, segundo Rui Barbosa (1849-1923), político e jurista brasileiro. A democracia garante que as pessoas vivam com suas liberdades civis, que possam expressar, sem infringir o limite e direito à vida do próximo, suas opiniões políticas, artísticas, culturais, e assim por diante.
Recomendados pelo LinkedIn
E como em qualquer diálogo difícil, não se pode impor uma opinião a diversos pontos de vista. Para o consenso é preciso abrir mão. Na democracia as leis regem até onde é possível ser flexível e até onde é necessário cumprir uma regra, se não fosse assim, seria anarquia, onde cada um define o que é certo e faz o que lhe convém. Se não fosse assim, seria ditadura, onde um conjunto de valores é imposto a todos. A arte de ser democrático e viver em uma democracia vem da tolerância e respeito ao todo.
FONTES: