Dia da Segurança do Paciente
Nesta terça-feira (17), foi comemorado o Dia Mundial da Segurança do Paciente. A data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2019 e, neste ano, traz o tema “Melhorar o diagnóstico para a segurança do paciente”, com foco na importância de aprimorar os processos e implementar práticas que possam reduzir falhas e melhorar a qualidade dos cuidados prestados. No Brasil, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) do Ministério da Saúde orienta a implementação de diretrizes que fortalecem a segurança em todas as instituições de saúde do país.
Segundo a ANVISA, “A Segurança do Paciente é um dos seis atributos da qualidade do cuidado e tem adquirido, em todo o mundo, grande importância para os pacientes, famílias, gestores e profissionais de saúde com a finalidade de oferecer uma assistência segura”. Fonte: Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP) — Ministério da Saúde (www.gov.br)
A segurança do paciente é um tema crucial na área da saúde, focado na prevenção de falhas e eventos adversos durante o cuidado ao paciente.
No meio farmacêutico a maior preocupação se dá com a fabricação de medicamentos com qualidade seguindo as Boas Práticas de Fabricação a fim de reduzir quaisquer efeitos adversos indesejáveis.
Trazendo este assunto para o gerenciamento de riscos em Sistemas Computadorizados, o GAMP5 traz a importância de prevenir, identificar e mitigar riscos a saúde do paciente, utilizando ferramenta de Análise de Riscos, notando-se atributos de qualidade e métodos de controle.
A Diretriz ICH Q9 da ICH descreve uma abordagem sistemática para o gerenciamento de risco da qualidade destinado à aplicação geral no setor farmacêutico.
Recomendados pelo LinkedIn
Segundo o GAMP5, é desejável eliminar o risco, se possível, modificando os processos ou o projeto do sistema. Os riscos que não podem ser eliminados devem ser reduzidos a um nível aceitável por meio de controles ou procedimentos manuais. A redução de riscos inclui a aplicação de controles para reduzir a gravidade, diminuir a probabilidade ou aumentar a detectabilidade.
Entre em contato com nossos especialistas para encontrar as melhores soluções para sua empresa.
e-mail: comercial@jmaplan.com WhatsApp: +55 11 93455 6055
Por Shirley Silva - Coordenadora de Validação de Sistemas Computadorizados