Dia do Farmacêutico
Os farmacêuticos estão hoje de parabéns. Hoje é o seu dia.
Que seja um dia para as devidas felicitações, mas também para as necessárias reflexões.
São 365 dias por ano ao lado dos utentes e profissionais de saúde. Explicando, ouvindo, rindo, às vezes chorando, revolucionando, fazendo ciência ou, mesmo sabendo que a opinião pública não dá tanta relevância a estes casos, encontrando curas e solucionando casos de forma a dar esperanças de uma vida melhor a tantos utentes.
O farmacêutico está em todo o lado. Cobre, em rede, uma área muito maior do que os centros de saúde. Revoluciona e dá soluções aos mais diversos profissionais de saúde.
Mas não é por isso que devemos estar de parabéns. Esse é apenas o nosso papel. Devemos estar de parabéns porque de facto fazemos a diferença na vida das pessoas e do país. É esse o nosso desígnio. Mesmo que, em muitos casos, esse papel não tenha a devida visibilidade.
Mas cá estaremos como sempre. Um utente e um farmacêutico, sempre. Com a certeza que muito há para fazer e que muito temos a dar à sociedade, à saúde e ao nosso Serviço Nacional de Saúde.
Feliz dia a todos colegas.
ps - Escrevi isto algures no meu último trabalho na faculdade e não mudaria nada:
Ser farmacêutico é bem mais do que o ser. É uma profissão que não se finda em si mesma, mas que começa em si, servindo cada um de nós e, através de nós, toda a sociedade em que nos inserimos.