Dia Mundial do Meio Ambiente
Dia Mundial do Meio Ambiente 2023: promovendo um futuro circular
Hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, é um momento de reflexão sobre a importância da sustentabilidade e de buscarmos soluções inovadoras para enfrentar desafios locais e de impacto planetário.
Como gerente de sustentabilidade da Danone, neste ano eu gostaria de compartilhar com vocês a importância do tema Economia Circular e como podemos desempenhar um papel ativo na promoção de um futuro mais sustentável.
A Economia Circular tem sido um tópico de crescente relevância em todo o mundo, especialmente no setor empresarial. Trata-se de uma abordagem holística que visa minimizar a extração de recursos naturais, reduzir a produção de resíduos e maximizar o ciclo de vida dos produtos. Em outras palavras, ela busca fechar o ciclo, transformando o conceito tradicional de "fazer-usar-descartar" em "reduzir-reutilizar-reciclar".
No mês passado, o PNUMA (Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente), divulgou o relatório “Fechando a torneira: como o mundo pode acabar com a poluição plástica e criar uma economia circular”, que adiciona um novo “R” para eliminação da poluição plástica: reorientar e diversificar produtos. O mesmo relatório afirma que é possível reduzir essa poluição em 80% até 2040, caso países e empresas façam mudanças profundas nas políticas e nos mercados.
Recomendados pelo LinkedIn
Na Danone, estamos comprometidos globalmente com a transição para um modelo circular em nossas operações, buscando transformar a geração de resíduos em valor ao longo da cadeia. Desde o desenvolvimento de embalagens sustentáveis até a implementação de práticas eficientes para recuperação de embalagens e de alimentos, doando aqueles não possuem mais potencial de venda para quem mais precisa a um valor, neste caso, imensurável.
Entretanto, para alcançar verdadeira circularidade, sabemos que é fundamental colaborar com parceiros-chave em toda a cadeia. Por isso, recentemente, anunciamos uma parceria com o fundo Circulate Capital. A iniciativa conta também com a participação da Dow, Mondelez, CP Chem, Unilever, Banco Interamericano de Desenvolvimento e Builders Vision. O fundo destinará um investimento de US$ 65 milhões para combater a poluição plástica na América Latina e no Caribe, com foco em expandir a cadeia de suprimentos de reciclagem na América Latina e no Caribe (LAC), abordar a mudança climática e melhorar os meios de subsistência.
Assim, hoje, gostaria de incentivar todos vocês a se juntarem a nós nessa jornada rumo à Economia Circular. Cada um de nós pode fazer a diferença, independentemente de nossa posição ou departamento. Aqui estão algumas maneiras pelas quais podemos contribuir, buscando sempre alternativas inovadoras:
Por fim, convido todos a refletirem sobre como nossas ações, em casa e no trabalho, promovem impactos diretos e indiretos à natureza. Uma natureza que tanto nos presenteia ao redor do planeta com suprimentos básicos à nossa vida. Um meio ambiente que começa no meio da gente, como diz o jornalista André Trigueiro, e sobrevive de acordo com as nossas escolhas cotidianas. Quais tem sido as suas?
Director@DHL Supply Chain/Business Development
1 aScheilla, parabéns a Danone e a você, pelo exemplo de comprometimento demonstrado na aplicação do conceito exemplar de Economia Circular!!
Diretor Institucional e de Novos Negócios na Yattó | Soluções em Economia Circular e Logística Reversa
1 aAgradeço a parceria nessa jornada da sustentabilidade 💚 💙 ♻
Parabéns, Scheilla e time de sustentabilidade pelo empenho! Seguimos convictos de que podemos usar a força dos nossos negócios para o bem das pessoas e do planeta, buscando não somente ser a melhor empresa do mundo, mas a melhor empresa para o mundo.