Dia Nacional de Combate ao Fumo: Liberte-se pra vida!

Dia Nacional de Combate ao Fumo: Liberte-se pra vida!

Escolha viver libertando-se do tabagismo é o recado da SOMEC.

 

Hoje, 29 de agosto, é o Dia Nacional de Combate ao Fumo.

 

Instituída pela Lei Nº 7.488, esta data possui como principal objetivo informar e conscientizar todos os brasileiros sobre as consequências do tabagismo

— o hábito de fumar.

 

De acordo com a Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde, o tabagismo é uma doença que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante à de outras drogas, como álcool, cocaína e heroína. Além disso, o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer, especialmente o de pulmão, e é considerado a maior causa evitável de adoecimento e mortes precoces em todo o mundo.

 

Ao todo, são mais de 50 doenças relacionadas ao tabagismo. Fumantes, quando comparados aos não fumantes, apresentam:

 

●    5 vezes mais chances de sofrer infarto;

●    5 vezes mais chances de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar;

●    2 vezes mais chances de sofrer derrame cerebral;

●    10 vezes mais chances de contrair câncer de pulmão.

 

Além disso, é preciso ressaltar que o fumante não causa danos somente a si mesmo: adultos que convivem com fumantes e inalam a fumaça de cigarro também estão sujeitos aos mesmos problemas graves de saúde. Crianças, especialmente as mais novas, são as mais prejudicadas, frequentemente desenvolvendo doenças crônicas durante seu crescimento.

 

Na SOMEC, desde a nossa fundação, consideramos a saúde e a segurança temas prioritários e inegociáveis. Por isso, aderimos com orgulho ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, divulgando a data em nossas redes e alertando os nossos funcionários e toda a comunidade sobre os malefícios do tabagismo.

 

Quando se valoriza a vida, parar de fumar é a atitude correta e seus benefícios imediatos provam isso. 20 minutos após parar de fumar, a pressão


sanguínea e a pulsação arterial voltam ao normal. Após duas horas, não há mais nicotina em circulação no sangue.

 

Apenas doze horas depois do último cigarro, os pulmões já funcionam melhor. Em alguns dias, o olfato e o paladar recuperam parcialmente sua sensibilidade e a respiração se torna mais fácil. Com meses e anos sem fumar, é possível inclusive reduzir os riscos associados à prática pela metade ou em 100%.

 

Portanto, se você é fumante, ou conhece alguém que fuma, manifeste-se a favor da vida. Escolher libertar-se do tabagismo é escolher viver. Procure ajuda médica e psicológica e, claro, conte com a SOMEC nesse processo: na luta pela existência, estaremos sempre ao seu lado!

 

 

Leia mais sobre tabagismo, clique aqui. Visite o nosso site: www.somecdiesel.com.br

Entre para ver ou adicionar um comentário

Outras pessoas também visualizaram

Conferir tópicos