Dia nacional do Sistema Braille - 08 de abril
O dia 08 de abril é o dia do nascimento de José Álvares de Azevedo, primeiro professor cego brasileiro e responsável pela introdução do Sistema Braille no Brasil.
Este dia nos lembra que a utilização do Sistema Braille é um direito humano fundamental, que permite o acesso à informação, à educação e a oportunidades para todas as pessoas, inclusive com deficiência visual.
Apesar da pouca utilização de ferrramentas de acessibilidade, hoje conhecemos pessoas com deficiência visual atuando em diversas áreas: o desembargador do trabalho Ricardo Tadeu Marques da Fonseca (TRT/Paraná); médico endocrinologista Ricardo Ayello Guerravereadores; médico Wilson Alves de Oliveira; o advogado da União Claudio de Castro Panoeiro; os vereadores Lucas Aribé (Aracaju/SE), Andreo Marceo dos Santos Rasera (Santarém/PA), Marcelo Werner (Itajaí/SC); o advogado Antonio Cezar Antunes Ribeiro; o professor de educação para a ciência Eder Pires de Camargo, enfim são inumeras histórias de superação, sacrifício, solidariedade e coragem.
Para acelerar esse processo de inclusão, as empresas com 100 (cem) ou mais empregados estão obrigadas a preencher de 2% (dois por cento) a 5% (cinco por cento) dos seus cargos com trabalhadores reabilitados ou pessoas com deficiência (art. 93 da Lei 8.213/1991).
Muito mais que uma cota legal, precisamos considerar que, além das deficiências congênitas, ao longo da vida, toda pessoa pode sofrer um acidente ou ser acometida por uma doença e adquirir uma deficiência.
Mesmo com o avanço da tecnologia, sua empresa é acessível para pessoas com deficiência visual? Você já pensou em contratar alguém cego?
Tornar o mercado de trabalho, as organizações e os espacos públicos em lugares acessíveis é dever de todos nós! Pense nisso e faça! Estamos juntos!